A Coordenação de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica/SAS/MS informa que não autoriza a reabertura do transmissor depois de vencido o prazo para envio da base de dados do SIAB.
Base de dados não enviada no prazo definido em portaria poderá ser enviada junto com a próxima competência.
O acompanhamento das remessas das bases de dados pelos gestores municipais e estaduais deverá ser realizado no site: http://siab.datasus.gov.br
CAA/DAB/SAS/MS
Como Enviar competências anteriores pelo Transmissor:
Deverá ser gerado no Siabmun um arquivo único, desde a competência em atraso até a última competência a ser enviada de acordo com o cronograma. Por exemplo, não foi enviada a competência 12/2010 e 01/2011. Na competência 05/2011 deverão ser enviadas as competências em atraso, conforme exemplo abaixo.
1. No módulo “UTILITÁRIOS” selecionar “TRANSF. P/ NACIONAL”;
2. Na opção “PERÍODO” informar no campo de: “12/2010” até: “05/2011”;
3. Enviar pelo transmissor simultâneo, de acordo com o cronograma. A competência do mês se encerra no dia 19, então o transmissor será aberto no dia 20, e permanecerá até o último dia do mês corrente.
Lembre-se: No transmissor informar competência vigente.
Lembre-se: No transmissor informar competência vigente.
(Fonte: Ministério da Saúde - Datasus)
- Podemos enviar a base de dados do SIAB em data anterior à estabelecida no cronograma?
Não. Só é permitido o envio das informações no período estabelecido pelo Ministério da Saúde confirme o cronograma anual. Tenha acesso às datas clicando aqui.
- Como acompanhar e certificar a chegada das informações no Ministério da Saúde?
O município pode se certificar e se garantir quanto à chegada das informações na base de dados do Ministério da Saúde. Para isto, não basta apenas o envio das informações, é necessário que o município verifique as informações no site do DATASUS, depois que as mesmas forem publicadas pelo Ministério, onde poderá ter acesso e realizar este acompanhamento.
Para realizar o acompanhamento de seu envio, clique aqui.
Vá para "BASE DE DADOS", depois "ENVIO DE INFORMAÇÕES" e siga os passos 01, 02 e 03 descritos em vermelho.
Você será redirecionado para a página abaixo, siga a ordem de preenchimento conforme sinalizado.
(clique na imagem para aumentá-la)
O receptor estadual passa por manutenções esporádicas. Quando o erro de envio ocorrer, considerar apenas o envio para o Ministério da Saúde, e realizar acompanhamento publicado no DATASUS descrito com o passo a passo acima.