segunda-feira, 9 de julho de 2018

Notícias

A Coordenação de Vigilância de Doenças Crônicas e não transmissíveis divulga o folheto informativo sobre a Prática de Atividade Física entre adolescentes, de acordo com resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2015.

Este é um dos materiais produzidos pelo Ministério da Saúde com o intuito de divulgar os resultados desta pesquisa a gestores e profissionais de saúde, de uma forma mais simplificada, com vistas à subsidiar as ações de promoção da saúde no ambiente escolar.

Os resultados desta análise demonstram que apenas 34,6% dos adolescentes entrevistados na PeNSE, em 2015, alcançaram o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, acumulando 300 minutos de atividade física nos sete dias anteriores à pesquisa. Além disso, apenas 23,4% dos estudantes relataram fazer 90 minutos de atividade física na escola neste mesmo período, o equivalente a duas aulas de 45 minutos cada. Percebe-se que estas prevalências foram maiores nas escolas com presença de quadra esportiva e oferta de atividade esportiva extra-horário.   

Tais resultados podem subsidiar o gestores no planejamento de ações com vistas ao aumento de práticas corporais e atividade física no ambiente escolar. Tal aumento é um desafio que demanda esforços intersetoriais, mas que representa importante ação para enfrentamento da inatividade física como fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis.

No link a seguir é possível baixar o arquivo do folheto, com resultados por estado no verso do arquivo: