Ministério lança cursos para capacitação e qualificação farmacêutica
Data de publicação: 08/09/2021
As ofertas são gratuitas e realizadas a distância, com objetivo de instrumentalização e prática na atenção primária. Ao todo, são 500 vagas abertas.
Estão abertas, até o dia 15 de setembro, as inscrições para o curso Assistência Farmacêutica para Apoio Técnico de Nível Médio: Instrumentalização e Prática na Atenção Básica, e, até o dia 13 setembro, o curso Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica: Aplicação do Método Clínico.
O Ministério da Saúde (MS), o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) são os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. O objetivo é capacitar profissionais de apoio técnico de nível médio dos municípios e qualificar os serviços farmacêuticos gerenciais do sistema de apoio para o aperfeiçoamento das práticas profissionais no cuidado em saúde.
O curso será realizado em ambiente digital (EAD) com tutoria e conta com 500 vagas. Podem se inscrever profissionais de nível médio e/ou técnico envolvidos com os serviços de apoio (técnico-gerenciais) da Assistência Farmacêutica (seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos e insumos) que atuam na central de abastecimento, almoxarifados e/ou em farmácias prioritariamente no âmbito da atenção básica/atenção primária à saúde e também na atenção especializada.
A oferta faz parte de uma das iniciativas do Projeto Atenção Básica: Capacitação, Qualificação dos Serviços de Assistência Farmacêutica e Integração das práticas de cuidado na equipe de saúde no âmbito do PROADI-SUS.
Inscreva-se nos seguintes lins:
Assistência Farmacêutica/nível médio
Cuidado Farmacêutico/aplicação do método