quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Informe MS




Consultório Virtual conclui atividades, mas profissionais ainda podem usar assinatura digital

Data de publicação: 19/01/2021


Médicos, dentistas e enfermeiros tiveram até 31/12 para se cadastrar. Certificação permite emitir documentos, como prescrições medicamentosas, de forma remota


O Proadi-SUS Consultório Virtual, que possibilitou a readequação do atendimento no contexto pandêmico, teve suas ações de cadastramento, treinamento, certificação digital e operacionalidade da plataforma concluídas em 31/12/2020, em acordo com a vigência estabelecida pela Portaria nº 3.362, de 8 de dezembro de 2017. A finalização do projeto se deve ao término do triênio (2018-2020) no escopo do Proadi.

Entretanto, os médicos, dentistas e enfermeiros que aderiram ao Consultório Virtual podem continuar utilizando a assinatura digital ICP-Brasil, fornecida gratuitamente, com validade de um ano a partir da data em que foi gerada. Ela pode ser aplicada na gestão local e também em outras plataformas de interesse do profissional de seus respectivos conselhos de classe.

Durante a vigência do Consultório Virtual, 2.278 profissionais de saúde foram contemplados pelo projeto, e puderam fazer o registro e a emissão não-presencial de diversos documentos, como atestados, declarações, solicitações de exames e prescrições de medicamentos com assinatura eletrônica. Dessa forma, pacientes com condições crônicas, como hipertensão e diabetes, puderam seguir o acompanhamento médico à distância, bem como ter acesso virtual às receitas.

Demais informações sobre o impacto do Consultório Virtual estão em análise para divulgação.