terça-feira, 3 de novembro de 2020

Informe MS

 



Relatório do Sisab está com filtro novo

Data de publicação: 03/11/2020


Com informações mais detalhadas, gestores terão panorama dos procedimentos realizados pelas equipes de APS


A pedido dos gestores municipais, foi desenvolvido um novo filtro para consulta do Relatório de Saúde no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab). Com informações mais detalhadas, gestores terão panorama dos procedimentos realizados pelas equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS). Os dados podem ser extraídos na plataforma do e-Gestor AB.

O sistema disponibiliza filtros importantes para acompanhar as equipes da APS, como a opção por número de atendimentos por categoria profissional, sexo, idade e condição avaliada (CID/CIAP). Além desses filtros, a nova versão, já disponível para consulta, inclui a opção de Procedimentos registrados por meio de códigos SIGTAP.

Mensalmente a base federal recebe em média 20 milhões de registros de procedimentos por SIGTAP. Na APS, são realizados por volta de mil tipos de procedimentos diferentes, sendo os principais aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, glicemia capilar, testes rápidos (Sars-Cov, HIV, sífilis, hepatite C, gravidez), curativos e  coletas de material para exames citopatológicos, entre outros.

Esse novo filtro possibilitará ao gestor detalhar a quantidade de procedimentos feitos na APS (exceto registros de atendimento odontológico), garantindo mais uma ferramenta de avaliação e monitoramento dos serviços de saúde em seu território.