A Gerência de Vigilância de Doenças de Transmissão Aguda divulga Informe Mensal das Doenças Diarreicas Agudas e o Informe Mensal de Surto por Transmissão Alimentar de Pernambuco, referentes aos meses de julho e agosto de 2019.
Nos surtos de transmissão alimentar, Importante ressaltar a variação positiva de 25,6% no número de surtos (n=103) entre janeiro e agosto, quando comparado com o mesmo período de 2018 (n=98).
O monitoramento das diarreias agudas em Pernambuco registrou em de janeiro a agosto 219.560 casos de DDA, com o registro de 20.600 casos em agosto (9,3%).
53,6% dos municípios apresentou a classificação das DDA em Zona de Alerta (34,1%) e em Zona Epidêmica (19,5%), sugerindo a mudança do padrão epidemiológico e possível ocorrência de surto, o que requer a adoção das seguintes medidas:
Zona Epidêmica: verificar a existência de surto; notificar a confirmação do surto (até 24h); seguir o protocolo para investigação epidemiológica de surto DTA e adotar as medidas de prevenção e controle indicadas. Mesmo na ausência de surto, recomendamos identificar o motivo do aumento de casos e realizar coleta de amostras clínicas na unidade de emergência do município.
Zona de Alerta: caracterizar o aumento de casos quanto ao lugar (município, zona, bairro), mudança de faixa etária e plano de tratamento da DDA e adotar as medidas de prevenção e controle necessárias.