quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Notícias




Boletim Portal Redes e APS - Edição Agosto/2018


Evidências

Boletim APS Redes
Boletim APS Redes

Boas Práticas

Boletim APS Redes
O documentário “O desafio de integrar educação e saúde. VER-SUS: uma boa prática” é um registro das atividades do Programa Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), realizadas no início de 2019, nos municípios de Nova Santa Rita e Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, estudantes universitários de diversas áreas acadêmicas relacionadas à saúde – tais como medicina, enfermagem, nutrição, farmácia, serviço social e psicologia – reuniram-se para uma imersão no Sistema Único de Saúde (SUS) da região metropolitana de Porto Alegre. “Para a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, o VER-SUS é considerado uma prática exitosa de integração ensino e serviço em saúde em uma perspectiva interdisciplinar visando a aproximar a formação dos futuros trabalhadores da saúde às necessidades da população”, explica a coordenadora de Capacidades Humanas para a Saúde da OPAS Brasil, Mónica Padilla.
Boletim APS Redes

 

Boletim APS Redes
Boletim APS Redes
Cerca de 30 avaliadores do Prêmio APS Forte para o SUS se reuniram, nesta quinta-feira (11/07), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, para dividir as experiências entre si e para afinar o entendimento do instrumento que será utilizado na análise das 1.294 práticas inscritas. A iniciativa é promovida pela OPAS e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, com o objetivo de valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS). As experiências foram subdivididas em 25 temáticas observando os sete eixos previstos no edital. Nesta fase, cada relato será analisado por dois examinadores que indicarão as práticas que vão seguir para a próxima etapa. Os critérios de análise também foram discutidos entre o grupo para que todos tenham o mesmo parâmetro. São consideradas informações sobre o contexto da experiência, desenvolvimento das atividades, resultados alcançados, entre outros pontos. Em agosto, os organizadores terão as experiências

 

Boletim APS Redes
O que ofertamos? Histórias, contos, crônicas, narrativas livres sobre caminhos, falhas, acertos, soluções, desafios de um sistema de saúde que se constrói e resiste cotidianamente há mais de 30 anos. É um espaço aberto, apartidário, integrado por pessoas comprometidas com o Sistema Único de Saúde (SUS) que lutam por uma sociedade mais equânime e solidária.
1º de Julho – “A cirurgia foi um sucesso, mas o paciente morreu”. Uma frase que se escuta repetidamente, desde que eu me lembro, nos hospitais de todos os países onde trabalhei. Pensando bem, isso é muito estranho. Como é possível definir “sucesso” a morte do paciente? Um paradoxo, sem dúvida nenhuma. Porém, nem sempre esta frase suscita a surpresa e a contrariedade que um esperaria. Como se a vida da pessoa objeto da cura fosse menos importante da cura mesma. Com Seu Bernardo foi a mesma coisa. Uma pessoa idosa, fumante, magérrima, com um aneurisma dissecante da aorta abdominal que parecia circuito de Fórmula 1. O dia que chegou ao hospital se sentia bem, tanto que fez questão de dirigir o seu Fiat Siena vermelho. Seu Bernardo estava cheio de esperança de acabar com aquela espada apontada na cabeça, como ele falava. Infelizmente, saiu do hospital em carro mortuário, após uma semana de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sofrendo e se assustando pela morte que percebia estar chegando. Um dia ou outro, a espada ia cair na cabeça de Seu Bernardo, é verdade. Mesmo assim, pelo afeto que eu sentia por ele, decidi tirar satisfação com a direção do hospital.

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

Boletim APS Redes
Boletim APS Redes
Ministério da Saúde, OPAS, CONASS, CONASEMS