quinta-feira, 17 de março de 2016

Informe MS - Curso de Estimulação Precoce





Aberto curso de estimulação precoce para profissionais da AB e AE

17/03/2016

Os trabalhadores de equipes multiprofissionais da Atenção Básica (AB) e Atenção Especializada (AE) acabam de ganhar um reforço para prestar assistência às crianças com microcefalia com o lançamento do curso de estimulação precoce. A formação é gratuita e é voltada para fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais (TOs), psicólogos, médicos e enfermeiros.
O objetivo da capacitação é contribuir para o trabalho da estimulação precoce de crianças de 0 e 3 anos de idade com alterações do desenvolvimento neuropsicomotor nas Redes de Atenção à Saúde do SUS. Embora com ênfase nas eventuais sequelas decorrentes da microcefalia pela infecção do vírus Zika, o conteúdo também poderá ser útil para o cuidado de crianças com outras condições ou agravos de saúde que interfiram em seu desenvolvimento neuropsicomotor.
As aulas serão na modalidade de educação a distância e para inscrever-se é preciso fazer um cadastro na página do AVA-SUS. O conteúdo é constituído de aulas virtuais, além de textos complementares da biblioteca e atividades pedagógicas. Cada aluno poderá fazer as unidades educacionais no dia e horário que for mais conveniente.
O Departamento de Atenção Básica (DAB) participou na estruturação do curso, junto com o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPES) da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS); além do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Norte.