segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prêmio Victor Valla (para socialização)

Prezadas e prezados,
A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde apresenta o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde, em reconhecimento ao trabalho deste professor, pesquisador e militante social.
Organizado em parceria com o GT de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a iniciativa tem por finalidade valorizar as práticas de Educação Popular em Saúde (tradicionais e populares de cuidado em saúde) que preservam os princípios da integralidade e humanização desenvolvidas no âmbito da gestão, da participação, da formação e educação, assim como do cuidado em saúde; (práticas que se utilizam da arte e da cultura como ferramentas de educação e promoção da saúde). O Prêmio constitui mais uma conquista do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS) e irá apoiar e contribuir para o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares e acadêmicos, e serviços de saúde que, democrática e dialogicamente, desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde. Segundo a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, da SGEP, Júlia Roland, "o Prêmio Victor Valla será mais um marco institucional para dar visibilidade, fortalecer e respeitar as práticas, experiências e coletivos de Educação Popular em Saúde, ressaltando sua capacidade de produzir iniciativas e conhecimentos que contribuam na construção do SUS".  Podem concorrer ao Prêmio iniciativas inéditas de caráter público, sem fins lucrativos, embasadas nos princípios da Educação Popular e articuladas ao Sistema Único de Saúde nas seguintes categorias:
Textos Artísticos - Poesias, contos, cordéis ou outras formas textuais em que a linguagem seja comunicada com criatividade e que apresentem reflexões, sentimentos e idéias sobre o mundo popular em saúde.
Produções Audiovisuais e Musicais
Narrativas e Relatos sobre acontecimentos reais, expondo acontecimentos significativos, suas repercussões e os aprendizados desenvolvidos, mantendo aceso o interesse do leitor. Podem ser produções escritas ou orais registradas em áudio ou vídeo.
Pesquisas e Sistematizações - textos científicos (artigos, teses e dissertações) desenvolvidos por atores dos serviços de saúde, de entidades sociais e populares, de universidades e centros de ensino, visando à socialização de descobertas, questionamentos e metodologias.
Poderão ser apresentadas produções executadas em âmbito local, regional ou nacional.Acesse aqui o regulamento
Clique aqui para fazer a inscrição no período de 02 de agosto a 15 de outubro de 2011
Divulgue! Participe!


 Victor Vincent Valla (1937-2009), pesquisador Emérito da Fundação Oswaldo Cruz,
foi responsável pela consolidação da relação entre Educação Popular e a Saúde.
Valla deixou um legado que inspira a reflexão sobre os modos de viver e produzir saberes
das classes populares e suas relações diretas com a saúde. Sua obra é uma referência
significativa para as práticas de gestão participativa, cuidado e promoção da saúde no SUS.