terça-feira, 11 de setembro de 2018

Informe MS





Primeira lista de equipes certificadas no 3º ciclo do PMAQ é publicada

Data de publicação: 06/09/2018

Equipes que não constam na publicação e todos os NASF serão certificados na segunda listagem

A novidade vem com a publicação da portaria 2.777 do dia 4 de setembro, que define os valores de repasse da certificação de 34.774 equipes – entre elas, 13.686 de atenção básica e 21.088 de atenção básica e saúde bucal. Juntas, representam 90% do total das equipes a serem certificadas no ciclo atual.
A partir da certificação, o MS reconhece os esforços das equipes que se organizaram para alcançar os padrões de qualidade e apoia aqueles que se dedicam a aperfeiçoar os resultados de seu trabalho.
As equipes que não estão na primeira lista e todos os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF-AB) receberão certificação na segunda lista, com divulgação prevista para dezembro de 2018. Na ocasião, será publicada a Nota Metodológica especifica sobre a certificação do NASF.
Por que PMAQ?
O programa tem objetivo de melhorar o acesso e a qualidade do atendimento aos cidadãos. Para isso, o Ministério da Saúde empreende, há 7 anos, um conjunto de esforços e ofertas para gestores e profissionais de saúde ampliarem a qualidade dos serviços que são ofertados, de forma progressiva.
Fazem parte dessas ofertas diferentes dispositivos que podem e devem ser utilizados sempre, independente da fase do PMAQ, já que colaboram pela eficiência da gestão. Entre as ferramentas de uso contínuo, estão: a Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade (AMAQ), os relatórios analítico e descritivo
Enquanto isso, no PMAQ CEO...
Estão abertas as inscrições para seleção dos entrevistadores que atuarão na fase de avaliação externa do 2º ciclo. As inscrições serão feitas pelo site da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), até o dia 2 de setembro.
O início da avaliação externa do PMAQ CEO está previsto para outubro de 2018, em todo o país. Após o recrutamento, os entrevistadores serão capacitados para a pesquisa em campo nos Centros de Especialidades Odontológicas. Saiba mais aqui.