segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Informe MS





Acompanhamento de condicionalidades do PBF no e-Gestor

Data de publicação: 16/08/2018

A partir deste mês, informações da vigência 2018 poderão ser lançadas no sistema 

O número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família é de aproximadamente 13 milhões de pessoas. Para que recebam o benefício de transferência de renda é preciso que crianças estejam com a caderneta de vacina atualizada, os dados nutricionais coletados e as gestantes frequentes no pré-natal.
Buscando potencializar o cuidado e acompanhar o cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa, o MS faz uso do Sistema do PBF na Saúde (BFA). Agora, as unidades passarão a informar esses dados no e-gestor. Uma plataforma WEB para centralização dos acessos e perfis dos sistemas da Atenção Básica – AB, o e-Gestor reúne informações que auxiliam gestores estaduais e municipais no desenvolvimento das políticas e ações de promoção do cuidado à população.
De acordo com a equipe responsável pelo desenvolvimento do e-gestor, as principais alterações que acompanham a proposta de migração das informações são o acompanhamento individualizado de crianças menores de 7 anos e mulheres em idade fértil; o registro dos motivos de não acompanhamento e descumprimento da vacinação; do registro de peso/altura de crianças e de pré-natal para gestantes.
Além disso, a mudança vai possibilitar maior integração com os demais sistemas de informação que já são utilizados no dia a dia das equipes de Atenção Básica, como o e-SUS, o SISVAN Web, o SISPRENATAL e a atualização da base no Cartão Nacional de Saúde.
Acesse e cadastra-se!
Antes de iniciar a inserção das informações no e-gestor, é necessário estar cadastrado. O Manual de Cadastro de Gestores do Programa e Técnicos no Bolsa Família (BFA) no e-Gestor AB ensina como fazê-lo. Clique aqui para se inscrever.
Já realizou seu cadastro com sucesso? Agora, a próxima etapa é lançar as informações. No passo a passo é fácil aprender como inserir os dados no e-Gestor. Confira: www.bit.ly/PassoapassoPBFnoEgestor.