quarta-feira, 29 de agosto de 2018
Notícias
A busca ativa contribui para conquistar a meta de 95% de crianças vacinadas
A quatro dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (VOPb) e o Sarampo/2018 (Tríplice viral) a média da cobertura vacinal do público alvo – crianças de 1 a menores de 5 anos - está em 65,05% para a pólio e 65,28% para o sarampo. Com mais de 14 milhões de doses de VOPb e de quase 13 milhões e 500 mil doses de Tríplice Viral distribuídas para as Unidades Federadas, o esforço dos vacinadores nessa reta final tem apresentado bom resultado. Além do estado de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo e Amapá também promoveram vacinação neste último sábado (25/08).
No Amapá, a dedicação desses profissionais de saúde em vacinar as crianças que moram em locais de difícil acesso, garantiu a vacinação do público alvo nestas localidades e o alcance da meta preconizada de 95% de cobertura vacinal para as duas vacinas fosse ultrapassada - 97,85% pólio / 97,50%sarampo. O mesmo sucesso ocorreu em Macapá (99,2%/98,8%) e Porto Velho (96,8%/96,8%).
A busca ativa de crianças não vacinadas nas residência somada à mobilização dos profissionais de saúde nas escolas permitiu que 16 Unidades Federadas atingissem coberturas vacinais acima da média nacional (65%). Até o momento, 772 municípios registram meta alcançada. Entretanto, segundo estimativas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ainda há quase quatro milhões de crianças não vacinadas: 3.918.679 contra a pólio e 3.893.277 crianças contra o sarampo. Esforços devem ser mantidos a fim de proteger essas crianças contra a poliomielite e o sarampo.
Casos de sarampo
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 21 de agosto, foram confirmados 1.087 casos de sarampo no Amazonas, e 6.393 permanecem em investigação. Já o estado de Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Entre os confirmados, 9 casos foram atendidos no Brasil e estão recebendo tratamento, mas residem na Venezuela.
Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (16); Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2). O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos Estados. Cabe esclarecer que as medidas de vigilância epidemiológica, laboratorial e bloqueio vacinal, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.
Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações -CGPNI
Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis-DEVIT
Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde (SVS/MS)
SRTVN Qd 701, lote D, Ed. PO 700 , 6º andar
70719-040 – Brasília
Telefone +55(61) 3315-3874
Homepage www.saude.gov.br/svs
Informe MS
Confira lista dos aprovados para o curso de Apoio Matricial na AB
Data de publicação: 24/08/2018
A formação é com ênfase no Nasf-AB. Inscrições dos selecionados começam dia 29 de agosto e vão até 6 de setembro
Lista com o nome dos alunos aprovados para o Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Nasf-AB, de Qualificação Profissional em nível de Aperfeiçoamento, na modalidade a distância com encontros presenciais foi divulgada nesta sexta-feira (24/8). A relação dos candidatos selecionados (titulares e suplentes) está em ordem de classificação e por estado federativo.
O curso será ofertado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS).
A matrícula dos aprovados será de 29 de agosto a 6 de setembro de 2018. Acesse o edital aqui para saber a lista de documentos necessários para efetivar a inscrição.
Informe MS
Vacina é a melhor forma de prevenir o sarampo
Data de publicação: 24/08/2018
O vídeo esclarece as principais manifestações clínicas, formas de transmissão e o fluxo que deve ser adotado em casos suspeitos
Para alertar os profissionais de saúde sobre os sinais e sintomas do sarampo e lembrar que a vacina é a melhor forma de prevenir a doença, o Ministério da Saúde produziu um vídeo, com o especialista da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), Fabiano Rosa, para esclarecer as principais manifestações clínicas, formas de transmissão e o fluxo que deve ser adotado em casos suspeitos de sarampo.
Como explica Rosa, apesar de alguns sintomas da doença serem parecidos com os de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, é fundamental ficar atento aos sinais mais característicos de alerta do agravo. A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento das erupções na pele, por exemplo, pode indicar o surgimento de complicações, como as infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas.
O sarampo é uma doença que pode se tornar grave e até matar. A melhor forma de evitar o sarampo é a vacina, disponível em todos dos postos de vacinação do Brasil e gratuita.
Para mais informações, acesse a página especializada sobre vacinação no portal do Ministério da Saúde.
Notícias
A Gerência de Vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semana Epidemiológica 33/2018, elaborado pela área técnica, utilizando como fonte o Sivep-DDA.
Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Portaria Nº 2.451
Credencia Municípios a receberem incentivos financeiros referentes às Equipes de Saúde da Família (ESF).
Acesse a portaria na íntegra clicando aqui.
Acesse a portaria na íntegra clicando aqui.
Portaria Nº 2.415
Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes as Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Saúde Bucal (ESB), Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Equipes de Consultório na Rua (eCR), Equipe de Saúde da Família Fluvial/Unidade Básica de Saúde da Família Fluvial (ESFF/UBSF), Equipes de Saúde no Sistema Prisional (ESP) e Unidade Odontológica Móvel (UOM) de Municípios que não alimentaram o SISAB (e-SUS AB).
Acesse a portaria na íntegra clicando aqui.
Notícias
A Gerência de Vigilância de Doenças de Transmissão Aguda divulga os seguintes Informes Epidemiológicos da área técnica de Doenças de Transmissão hídrica e alimentar :
1- Informe Epidemiológico das Doenças Diarreicas Agudas (Fonte: MDDA/SIVEP_DDA)
2- Informe Epidemiológico de Surtos por Doenças Transmitidas por Água/Alimentos (Fonte: SVEDTA)
Esses informes descrevem a situação atual do monitoramento das DDA em unidades sentinela, e a ocorrência acumulada de Surtos DTA, por município e Geres de Pernambuco, registrados no período entre janeiro e julho de 2018.
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Notícias
Segue anexo o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semana Epidemiológica 32/2018, elaborado pela área técnica de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE, utilizando como fonte o Sivep-DDA.
Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.
Informe MS
Acompanhamento de condicionalidades do PBF no e-Gestor
Data de publicação: 16/08/2018
A partir deste mês, informações da vigência 2018 poderão ser lançadas no sistema
O número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família é de aproximadamente 13 milhões de pessoas. Para que recebam o benefício de transferência de renda é preciso que crianças estejam com a caderneta de vacina atualizada, os dados nutricionais coletados e as gestantes frequentes no pré-natal.
Buscando potencializar o cuidado e acompanhar o cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa, o MS faz uso do Sistema do PBF na Saúde (BFA). Agora, as unidades passarão a informar esses dados no e-gestor. Uma plataforma WEB para centralização dos acessos e perfis dos sistemas da Atenção Básica – AB, o e-Gestor reúne informações que auxiliam gestores estaduais e municipais no desenvolvimento das políticas e ações de promoção do cuidado à população.
De acordo com a equipe responsável pelo desenvolvimento do e-gestor, as principais alterações que acompanham a proposta de migração das informações são o acompanhamento individualizado de crianças menores de 7 anos e mulheres em idade fértil; o registro dos motivos de não acompanhamento e descumprimento da vacinação; do registro de peso/altura de crianças e de pré-natal para gestantes.
Além disso, a mudança vai possibilitar maior integração com os demais sistemas de informação que já são utilizados no dia a dia das equipes de Atenção Básica, como o e-SUS, o SISVAN Web, o SISPRENATAL e a atualização da base no Cartão Nacional de Saúde.
Acesse e cadastra-se!
Antes de iniciar a inserção das informações no e-gestor, é necessário estar cadastrado. O Manual de Cadastro de Gestores do Programa e Técnicos no Bolsa Família (BFA) no e-Gestor AB ensina como fazê-lo. Clique aqui para se inscrever.
Já realizou seu cadastro com sucesso? Agora, a próxima etapa é lançar as informações. No passo a passo é fácil aprender como inserir os dados no e-Gestor. Confira: www.bit.ly/PassoapassoPBFnoEgestor.
Já realizou seu cadastro com sucesso? Agora, a próxima etapa é lançar as informações. No passo a passo é fácil aprender como inserir os dados no e-Gestor. Confira: www.bit.ly/PassoapassoPBFnoEgestor.
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Notícias
A Coordenação Estadual do PNI divulga:
Com o objetivo de esclarecer dúvidas surgidas por parte de coordenadores e secretários de saúde, estaremos dando alguns esclarecimentos em relação as seringas e agulhas padronizadas no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde.
Em virtude do desabastecimento temporário das seringas com agulha 20 x 5,5, estão surgindo dúvidas em relação a administração de vacinas em menores de 2 anos de idade. Na página 27,45,46 e 47 do supracitado manual diz que, as seringas e agulhas utilizadas na vacinação tem as seguintes especificações:
> Seringas de Plástico Descartáveis de 0,5 mL, 1,0 mL, 3,0 mL e 5,0 mL
> Agulhas Descartáveis:-
Uso Intradérmico: 13 x 3,8 dec/mm e 13 x 4,0 dec/mm ;
Uso Subcutâneo: 13 x 3,8 dec/mm e 13 x 4,5 dec/mm
Uso Intramuscular: 20 x 5,5dec/mm; 25 x 6,0 dec/mm;
25 x 7,0 dec/mm; 25 x 7,0 dec/mm; 25 x 8,0 dec/mm e 30 x 7,0 dec/mm
- Para Diluição: 25 x 8,0 dec/mm e 30 x 8,0 dec/mm
Conforme observamos, não existe especificidade de seringas e agulhas só para crianças, o que precisamos avaliar é a capacidade da musculatura que irá receber o volume da vacina administrada (que na sua maioria é de 0,5 ml para crianças) e assim escolher a agulha ideal e utilizar a técnica correta. Assim, podem utilizar a seringa com agulha 25 x 6,0 dec/mm nas crianças, sem nenhum problema, apenas tendo o cuidado com o uso da técnica correta de administração intramuscular.
Para maiores esclarecimentos estamos a disposição!
Notícias
A Gerência de Saúde do Homem e do Idoso divulga a existência de três ferramentas em forma de aplicativos para subsidiar profissionais de saúde na identificação das necessidades de saúde das pessoas idosas.
São elas:
- - Protocolo de identificação do idoso vulnerável (VES-13);
- - Escala de Coelho-Savassi (possibilita a identificação de Vulnerabilidade Familiar da pessoa idosa);
- - Índice de Massa Corporal (IMC) da Pessoa Idosa.
As ferramentas estão disponíveis para sistema Android (celular, tablet e computador) e sistema iPhone, através do aplicativo “Saúde da Pessoa Idosa”.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente por Android celular e tablet, através da play store.
O acesso gratuito às ferramentas também pode ser realizado pelo navegador do computador e do iphone através do seguinte endereço: http://bit.ly/appIDOSO
Tais ferramentas certamente possibilitarão melhorias significativas na avaliação e acompanhamento da saúde das pessoa idosas, seja nos atendimentos realizados pelos profissionais e equipes na Atenção Básica e/ou na Média e Alta Complexidade.
Notícias
Notícia de Capa: Sistema de acompanhamento das condicionalidades de saúde de Programa de transferência de renda será modernizado
Desde de 2004, o Sistema de Gestão do Programa de transferência de renda para população em situação de pobreza e extrema pobreza, disponível pelo site http://bolsafamilia.datasus.gov.br/ , é o único instrumento disponível a todos os municípios brasileiros para registro das condicionalidades de saúde.
O acompanhamento da saúde é realizado em duas vigências anuais, sendo o período correspondente à 1ª vigência de 1º de janeiro a 30 de junho e a 2ª de 1º de julho a 31 de dezembro. A cada vigência são acompanhadas em média 12 milhões de famílias.
Desde sua criação, o sistema é mantido na plataforma ASP.NET da Microsoft e já não possui mais manutenção oficial, o que prejudica o sistema tanto na implantação de novas melhorias quanto na segurança da informação [...].
Para saber mais sobre essa matéria e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS:
- Baixe a Segundeira da CGAN desta semana no link: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1825 ; ou
Nesta edição:
· Sistema de acompanhamento das condicionalidades de saúde de Programa de transferência de renda será modernizado
· Chamada CNPQ: Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS
· Pesquisa de opinião Segundeira
· Pagamento do FAN!
· Dia Nacional de Combate ao Colesterol
· Implementando o Guia alimentar para a população brasileira
· Monitoramento dos Programas
· Saiu na Mídia
A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.
Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
Comunidade de Práticas: https://www.facebook.com/comunidadedepraticas
terça-feira, 14 de agosto de 2018
Informe MS
Registro de vacinação na Atenção Básica
Data de publicação: 13/08/2018
Nota informativa orienta sobre alimentação dos sistemas e-SUS AB e SIPNI
Os municípios que já utilizam o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) — web, desktop ou API Web — para registros de ações de vacinação devem permanecer o utilizando para registro e envio de dados até que seja concluído o processo de integração com a base de dados do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) pelo e-SUS AB. As novas orientações encontram-se disponíveis na Nota Informativa nº 167/2018-CGPNI/DEVIT/SVS/MS.
O SIPNI continua sendo o sistema de registro de dados de vacinação e avaliação da situação vacinal nas três instâncias de gestão do SUS até a conclusão das etapas: completa integração das bases de dados do SISAB/e-SUS AB com o SIPNI; conclusão e validação conjunta do teste piloto; e homologação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do processo de integração.
Os municípios podem registrar também os dados de vacinação na versão 3.0 do e-SUS AB, depois de informar no SIPNI. O registro no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é importante para dar continuidade ao cuidado. Os dados não serão duplicados até a integração das bases.
Os municípios parceiros permanecerão utilizando somente o e-SUS AB para o registro das vacinações, entretanto aqueles que estão digitando nos dois sistemas (e-SUS AB e SIPNI) deverão permanecer com o registro simultâneo, a fim de não interromper o acesso à situação vacinal nos relatórios de cobertura vacinal do SIPNI. Em breve será disponibilizado relatório de apoio para acompanhamento da cobertura da vacinação no SISAB/e-SUS AB.
Depois de concluída a homologação do processo de integração das bases de dados do SISAB/e-SUS AB com o SIPNI, serão enviadas novas orientações aos estados e municípios sobre a organização do trabalho das equipes em relação ao registro de vacinação em um único sistema, o e-SUS AB.
A desativação do sistema de informação denominado API Web, com registro de dados agregados e simplificados, atualmente utilizado por alguns municípios será prorrogada para o dia 1º de janeiro de 2019.
Notícias
A Coordenação Estadual do PNI divulga a Nota Informativa nº 169 -SEI/2018-CGPNI/DEVIT/SVS/MS, referente ao informe da situação da distribuição dos imunobiológicos na rotina do mês de agosto/2018.
Notícias
Segue anexo o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semana Epidemiológica 31/2018, elaborado pela área técnica de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE, utilizando como fonte o Sivep-DDA.
Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.
Notícias
A Gerência de Saúde do Homem e do Idoso divulga o Programa de Formação Modular de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa cuja participação é aberta aos profissionais de saúde, em todos os níves, e demais interessados no tema. Link para acesso: https://www.unasus.gov.br/programa_formacao/1
As matrículas poderão ser realizadas até 20 de dezembro de 2018.
Notícias
A Gerência de Saúde do Homem e do Idoso divulga o Informe COSAPI nº 15 – Agosto de 2018, e anexos, para conhecimento e ampla divulgação, especialmente junto às SMS e outras instituições que desenvolvem atividades/ações no seguimento da Pessoa Idosa.
quarta-feira, 8 de agosto de 2018
Portaria Nº 2.325
Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes as Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (ESFRB), Equipes de Saúde Bucal (ESB) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
Acesse a portaria na íntegra clicando aqui.
Informe MS
Estão abertas as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em gerência de UBS
Data de publicação: 07/08/2018
Capacitação tem objetivo de aprimorar o processo de trabalho das equipes
A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Ministério da Saúde, torna público edital para seleção de alunos para o Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado. O período de inscrição on-line vai até 31 de agosto de 2018, e pode ser feito aqui.
Com modalidade semipresencial, a capacitação visa instrumentalizar o gerente para aprimorar o processo de trabalho das equipes e contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços na Atenção Básica. Contribui, ainda, com a organização das Redes de Atenção à Saúde, por intermédio de ferramentas práticas que auxiliem no dia-a-dia da UBS.
A carga horária total é de 180 horas, sendo 48 horas presenciais, divididas em três encontros ao longo da sua duração (seis meses). Com turmas previstas para todos os estados, o local dos encontros será informado por meio do endereço eletrônico do candidato, cadastrado no ato da inscrição, antes do início do curso.
O público-alvo são graduados de nível superior na área da saúde, que estejam atuando na atenção básica na função de gerência da clínica e do cuidado em saúde.
Mais informações podem ser encontradas por e-mail: gerentedeatencaobasica2018@gmail.com
terça-feira, 7 de agosto de 2018
Notícias
A Gerência de Vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente à Semana Epidemiológica 30/2018, elaborado pela área técnica, utilizando como fonte o Sivep-DDA.
Tem como objetivo identificar alterações no padrão epidemiológico das DDA que evidenciem surtos, independente da detecção e/ou notificação oficial ou informal dos profissionais e serviços de saúde. Para tanto, é imprescindível a alimentação semanal oportuna (terça-feira) do Sivep-DDA por cada SMS, sob a supervisão da Geres.
Notícias
Ministério da Saúde lança Campanha de Amamentação
Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, a nova campanha de aleitamento, lançada na sexta-feira (27), em alusão à Semana Mundial da Amamentação (1° a 7 de agosto), reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade [...].
Para saber mais sobre essa matéria e acessar as demais notícias relacionadas à agenda de alimentação e nutrição no SUS:
- Baixe a Segundeira da CGAN desta semana no link: http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1822 ; ou
Nesta edição:
· Ministério da Saúde lança Campanha de Amamentação
· Pagamento de portarias do FAN (PT 423 /2018 e 445/2018)
· Ingestão de alimentos saudáveis é essencial para a saúde durante os meses mais frios do ano
· Espaço dos estados e municípios: Secretaria de Saúde de Barra Mansa (RJ) promove ações na Semana Mundial do Aleitamento Materno
· Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira: Guia alimentar para crianças menores de 2 anos
· Implementando o Guia Alimentar para a População Brasileira: Já pode pensar na volta às aulas
· Monitoramento dos Programas
· Saiu na Mídia
A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.
Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição
Departamento de Atenção Básica
Secretaria de Atenção à Saúde
Ministério da Saúde
Comunidade de Práticas: https://www.facebook.com/comunidadedepraticas
Assinar:
Postagens (Atom)