quarta-feira, 27 de junho de 2018

Informe MS





Já fez sua inscrição para o curso de Apoio Matricial para o Nasf AB?

Data de publicação: 26/06/2018

Os interessados podem se inscrever até 6 de julho. Tire suas dúvidas sobre o edital 

O curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf AB) está com as inscrições abertas até 6 de julho de 2018. A capacitação será realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD (CDEAD) e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS).
Serão ofertadas duas mil vagas para qualificação de profissionais em todos os municípios do Brasil, em nível de aperfeiçoamento, na modalidade à distância com encontros presenciais.  Tire suas dúvidas sobre o edital abaixo.
Qual o período de inscrição?
De 08 de junho a 06 de julho de 2018.
Quantas vagas serão disponibilizadas?
São duas mil vagas distribuídas para todos os estados brasileiros, conforme a tabela abaixo:
 
UF
Número de turmas
Número de vagas
AC
1
20
AL
3
60
AM
2
40
AP
1
20
BA
7
140
CE
4
80
ES
1
20
GO e DF
6
120
MA
6
120
MG
15
300
MS
2
40
MT
2
40
PA
3
60
PB
4
80
PE
4
80
PI
5
100
PR
5
100
RJ
2
40
RN
3
60
RO
1
20
RR
1
20
RS
5
100
SC
6
120
SE
2
40
SP
5
100
TO
4
80
Quem poderá se inscrever?
Todos os profissionais com diploma de nível superior na área da saúde ou áreas afins ou que tenham especialização na área da saúde.
Quem terá prioridade na seleção?
Os profissionais que atuam diretamente em equipes Nasf AB com carga horária de no mínimo 30 horas. Caso as vagas não sejam preenchidas com o perfil prioritário, poderão fazer o curso candidatos que trabalham também no Nasf AB com outra carga horária ou em outras equipes de Atenção Básica, como Saúde da Família, equipes ribeirinhas e fluviais, academia da saúde, entre outras ou em instituições de ensino e pesquisa.
Como será feita a classificação?
Para preenchimento das vagas nos Estados serão adotados os seguintes critérios de classificação:
1º) candidatos de municípios que não possuem profissionais Nasf-AB formados nas edições anteriores do curso;
2º) ser servidor público com cadastro ativo em equipes Nasf-AB;
3º) profissionais com outros vínculos com cadastro ativo em equipe Nasf-AB;
4º) carga horária superior a 30 horas semanais;
5º) carga horária inferior a 30 horas semanais;
6º) profissionais atuantes em outras equipes da Atenção Básica; e
7º) docentes ou pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior.

Se o município já teve aluno participante das edições anteriores do curso, poderá inscrever novos profissionais?
Sim. Caso o perfil prioritário não preencher todas as vagas, os profissionais poderão concorrer para as vagas remanescentes.
Quais os pré-requisitos para participar do curso?
Ter habilidade para usar computadores, dispor de acesso à internet, ter disponibilidade para participar dos cinco encontros presenciais e pelo menos 5 horas semanais para desenvolver as atividades do curso à distância, e ter potencial para multiplicar os ensinamentos aprendidos durante o curso para outros colegas do Nasf e da Atenção Básica.
Qual a modalidade e duração do curso?
O curso é semipresencial e estruturado em quatro unidades de aprendizagem, com carga horária total de 180 horas, sendo que 108 horas à distância e 72 horas presenciais. Serão cinco momentos presenciais: três encontros com duração de 3 a 2 dias e duas reuniões Regionais com duração de um dia cada.
Quem custeará o deslocamento dos alunos para as atividades presenciais?
As despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação para os cinco momentos presenciais não serão custeadas pela ENSP/FIOCRUZ ou pelo Ministério da Saúde, cabendo ao aluno se responsabilizar pelos meios de sua participação.
Quando as aulas iniciarão?
O início do curso está previsto para novembro de 2018 e o término em maio de 2019.
 
Onde se inscreve?
Cada candidato deverá efetivar seu pedido de inscrição, exclusivamente via internet, por meio do preenchimento de formulário eletrônico de inscrição disponível no endereço: http://inscricao.ead.fiocruz.br/529
Quais os documentos necessários para efetivar a inscrição?
Diploma de graduação/bacharelado, carteira de identidade e declaração de disponibilidade institucional (constante no anexo I do edital - http://ensino.ensp.fiocruz.br/documentos_upload/Edital_de_alunos_2018.pdf)
Quando será divulgado o resultado do edital de seleção?
O resultado final dos candidatos selecionados (titulares e suplentes) está previsto para ser divulgado em ordem de classificação e por estado federativo, a partir do dia 15 de agosto de 2018, no portal EAD/ENSP/Fiocruz: www.ead.fiocruz.br.
Qual o período de matrículas dos aprovados na seleção?
De 29 de agosto a 6 de setembro de 2018.
Que tipo de certificação o aluno que concluir o curso receberá?
Ao final do curso, os alunos que cumprirem todas as exigências de entrega de atividade e avaliação satisfatória receberão o Certificado de Conclusão do Curso. Desta forma, a ENSP outorgará certificado de Curso de Qualificação Profissional em Nível de Aperfeiçoamento aos alunos que cumprirem os requisitos do Regulamento de Ensino da ENSP.