quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cadernos de Atenção Básica



17/10/2012

Cadernos de Atenção Básica: são lançados os cadernos sobre Saúde da Criança e o volume II de Acolhimento à Demanda Espontânea
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde e do Departamento de Atenção Básica (SAS/DAB), acaba de disponibilizar mais duas publicações da série Cadernos de Atenção Básica.
No caderno “Acolhimento a demanda espontânea. Queixas mais comuns na Atenção Básica – Volume II” o objetivo ampliar a discussão sobre a resolutividade das equipes de atenção básica frente à demanda espontânea, colocando em debate desde questões ligadas à primeira avaliação desses casos (classificação de risco, identificação de vulnerabilidades e o trabalho em equipe) até aspectos mais práticos, que abordam a avaliação, o cuidado e as condutas em relação às necessidades e às queixas mais frequentes no contexto da Atenção Básica. O volume I do caderno sobre Acolhimento pode ser acessado clicando aqui.
Já o caderno intitulado “Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento” apresenta um conjunto de orientações para a organização do processo de trabalho das equipes, desde questões tradicionais (como o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança e a supervisão das imunizações) até temas que caracterizam os novos desafios no campo, como a alimentação saudável (essencial de ser trabalhada na situação atual de epidemia de obesidade infantil), a prevenção de acidentes e as medidas de prevenção e cuidado à criança em situação de violência.
Os Cadernos de Atenção Básica são uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) para o fortalecimento das ações desenvolvidas por todos os profissionais de saúde de várias partes do país. São oferecidos gratuitamente como fonte de informação, com a possibilidade de auxiliar na implementação do modelo assistencial para a atenção básica proposto pelo MS.