terça-feira, 8 de novembro de 2016

Informe MS





Aplicativo auxilia no rastreamento e diagnóstico de câncer de mama

04/11/2016

Os médicos da Atenção Primária à Saúde (APS) têm mais uma ferramenta na luta contra o câncer de mama. O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolveu o aplicativo Mama para rastreamento e diagnóstico no câncer de mama.
O conteúdo foi baseado em estudos, diretrizes e evidências científicas. Para o TelessaúdeRS-UFRGS, a tecnologia contribui nas práticas e condutas do profissional da saúde. O aplicativo traz os fluxogramas da consulta para o diagnóstico do câncer mamário.
“A Atenção Primária atende inúmeros casos e tem diversas particularidades. O app auxilia o médico na decisão sobre rastreamento e diagnóstico do câncer de mama, mamografia e ecografia mamária”, explica Milena Rodrigues Agostinho, médica de Família e Comunidade, Teleconsultora do TelessaúdeRS-UFRGS e uma das desenvolvedoras da ferramenta.
O uso de aplicativos ou sites durante a consulta auxilia na conduta do médico e serve como ferramenta de apoio para o esclarecimento e educação do paciente. O Mama é assertivo nas nossas orientações, por isso um meio prático para tirar dúvidas e se manter atualizado.
Funcionalidades
O aplicativo, que já possui mais de 200 downloads desde o lançamento, traz orientações sobre sinais, sintomas e resultados de mamografia de forma clara e objetiva, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Além disso, apresenta um roteiro do exame clínico da mama e seus principais achados.
O app tem quatro funcionalidades: Exame Clínico da Mama (ECM), Indicações da Mamografia (MMG), Condutas conforme o Resultado da Mamografia (MMG) e Indicações de Ecografia Mamária. O download do app pode ser feito gratuitamente na loja Google Play e em breve na App Store.
Mama levou seis meses para ser desenvolvido. O TelessaúdeRS-UFRGS tem disponível outros 12 aplicativos da área de saúde, como Taxa de Filtração Glomerular, que valia a função renal utilizando a equação Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-EPI).