Orientações
para o atendimento de Influenza nas UBS pelas equipes de SF/AB, durante a
sazonalidade de Influenza 2013
Precisamos do apoio da Coordenação Estadual de AB e COSEMS para divulgação destas informações junto aos municípios,
a fim de que elas cheguem às UBS e sejam utilizadas pelas equipes de AB,
principalmente, dos materiais anexos.
Até a semana epidemiológica (SE) 25 de 2013
(16/06 a 22/06) foram notificados 14.820 casos de Síndrome Respiratória Aguda
Grave (SRAG), destes 16,2% (2.397/14.820) foram confirmados para influenza, com
ocorrência de muitos óbitos (1.375 óbitos por SRAG, destes 28,4% (392/1.378)
foram confirmados na sua maioria por influenza A (H1N1)). Com uma participação
da AB de forma mais ampla e de acordo com o protocolo (em anexo),
poderemos ajudar para que óbitos sejam evitados.
O Ministério da Saúde vem adotando uma série
de medidas para o enfrentamento da
influenza, além da campanha nacional de vacinação. Diversas ações vêm sendo
desenvolvias, visando à prevenção e a redução do número de casos e óbitos pelo
agravamento da doença. Destaca-se a importância do uso do tratamento com
antiviral, fosfato de oseltamivir (Tamiflu) de forma oportuna, de preferência
nas primeiras 48 horas após inicio dos sintomas, para todos os casos de
Síndrome Gripal (SG) em menores de dois anos, maiores de sessenta anos,
gestantes, puérperas, população indígena aldeada e pessoas com comorbidades com
repercussão sistêmica e para todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
(SRAG). O uso do antiviral é comprovadamente eficaz, reduzindo
consideravelmente o número de casos graves e óbitos por Influenza. Cabe
a todas as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde abastecer os serviços
com o medicamento e garantir o acesso à população. O medicamento deve ser
disponibilizado em todas as unidades de saúde, de forma estratégica,
facilitando a prescrição pelos médicos da rede assistencial. “O Ministério
da Saúde garante a distribuição desse medicamento a todos os estados e municípios”,
mediante solicitação. O pedido dos estados deve ser feito por meio de técnicos
já cadastrados, no Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) disponível por meio do link: http://www.saude.gov.br/sies.
Os municípios devem realizar solicitação do medicamento junto
as Regionais ou Secretarias Estaduais de Saúde.
O tratamento
deve ser iniciado o mais precocemente possível, nos casos de pessoas
pertencentes aos grupos acima descritos. Tratar todos os casos suspeitos que
tem indicação, independente de coleta de material ou resultado laboratorial.
Não se pode esperar que o caso agrave-se para iniciar o tratamento. Essas e
outras recomendações são amplamente divulgadas no Protocolo de Tratamento da Influenza
2013, referendado junto as Sociedades Médicas, e no Curso de Manejo Clínico
da Influenza (modalidade à distância).
Todos os
médicos da Atenção Básica ou Equipes de Saúde da Família podem fazer o Curso de Manejo Clínico de Influenza - 2013 disponível em http://unasus.gov.br/influenza, que está
estruturado em forma de discussão de casos clínicos interativos de forma a
abordar todos os aspectos do consenso terapêutico. Há disponíveis também,
vídeos com comentários de médicos especialistas sobre o tema abordado e
materiais de apoio, como fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta
respiratória e links para outros conteúdos. Outros profissionais da saúde podem
fazer o curso como visitante, mas não receberão declaração de conclusão.
O Ministério
da Saúde produziu e distribuiu materiais informativos e educativos para
orientação aos profissionais da área de saúde e população como: cartazes sobre
tratamento e prevenção da gripe, display de mesa sobre tratamento, filipeta
orientando a diluição do medicamento oseltamivir para crianças, algoritmo de
atendimento, que foram enviados para estados e municípios e que estão
disponíveis no link http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=137&pagina=dspDetalheCampanha&co_seq_campanha=5444.
Orienta-se que estes materiais sejam afixados em consultórios médicos e
salas de espera dos serviços de saúde.
Portal de Compras do Ministério da Saúde
O
Portal de Compras do Ministério da Saúde abriu hoje
(portaldecompras.saude.gov.br). Neste portal, estados e municípios poderão
aderir a todas as atas de registro de preços do Ministério da Saúde. Maior
agilidade e economia na compra de equipamentos.
Por
enquanto, estão disponíveis duas atas para compra de Computadores e Tablets. Em
breve, smartphones, impressoras, notebooks e roteador.
Será
neste mesmo portal, que os municípios poderão aderir atas para compra de
equipamentos para as UBS. Detalhes, mais adiante.
Este
Portal é uma espécie de “vitrine” dos produtos disponíveis.
Para
adesão, estados e municípios deverão acessar o SIGARP (Sistema de Gerenciamento
de Adesão de Registros de Preço). Há acesso facilitado pelo Portal de Compras.
Como
aderir?
Cada
município interessado em adquirir os produtos deve acessar o SIGARP e
solicitar acesso por meio de usuário e senha com perfil de “Entidade
Interessada”. Na sequência, deve inserir o CNPJ e aguardar que sejam enviadas
tais informações para o email cadastrado no sistema.
Com
essas informações em mãos, o responsável deverá novamente acessar o SIGARP para
aderir à ata, indicando o n° do registro de preço que deseja aderir, os itens e
a forma de aquisição, nos casos de aquisição com recursos próprios.
Como
solicitar acesso ao SIGARP?
A
entidade interessada deve acessar sigarp.saude.gov.br/, clicar em “solicitar
acesso”, preencher o campo CNPJ e, logo em seguida, o CPF, e-mail e telefone de
contato da pessoa que ficará responsável por operar o SIGARP. O sistema enviará
usuário e senha.
Precisamos divulgar amplamente para os municípios!
Qualquer dúvida, contate comprasatencaobasica@saude.gov.br
e-SUS: nova versão CDS
Está disponível a nova versão do sistema com
CDS (versão CDS 0.9.17 de 05/07/2013) para download, com a correção de bugs da
versão anterior.
NOTA do site
e-SUS AB: http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php?conteudo=novas_atualizacoes
NOVA
VERSÃO CDS DISPONÍVEL
Na utilização do sistema com CDS (versão
27/05/2013 com transmissor) pelas UBS em principal, as equipes que estão
informando as ações realizadas na Semana Saúde na Escola, foram identificados e
corrigidos cinco erros (bugs), são eles:
1)
O check box þ para "Avaliação Alterada" do Atendimento coletivo está
agora salvando corretamente.
2)
O erro de "URL inválida" no atendimento coletivo foi resolvido.
Ocorria somente para quem não havia importado o CNES.
3)
O CNES da equipe do responsável no atendimento coletivo passou de 6 para 10
dígitos (ajustamos para Cód. Equipe INE)
4)
A lista de profissionais da Ficha de Atividade Coletiva agora mostra o nome dos
profissionais corretamente (salvava corretamente, mas listava errado)
5)
A ordem da lista de profissionais da Ficha de Atividade Coletiva foi alterada
para que o primeiro profissional seja correspondente ao profissional
responsável.
Por esse motivo, disponibilizamos a versão
CDS 0.9.17 de 05/07/2013 com as correções listadas acima.
Importante: ao baixar a
versão 0.9.17, o sistema pergunta qual o local de instalação do CDS. O local de
instalação a ser informado deve ser o mesmo que foi utilizado pela versão
anterior. Assim, o sistema fará automaticamente o back up do banco de dados e
atualiza a versão, ou seja, todos os dados preenchidos na versão anterior serão
mantidos.
Aproveitamos para esclarecer que as
informações enviadas ao banco de dados nacional SISAB, serão válidos a partir
do CPF e senha cadastrados no Sistema de Controle de Instalação do e-SUS AB.
Caso já tenha realizado o envio sem o
cadastro, realize os seguintes passos:
a) acesse o Sistema de Monitoramento da Implantação do e-SUS
AB;
b) realize o cadastro do mesmo CPF informado no envio, o
sistema gerará uma senha;
c) acesse novamente o Sistema de Monitoramento da
Implantação do e-SUS AB e efetue a troca de senha, para a mesma que foi
utilizada na transmissão.
Agradecemos aos usuários que contribuíram com
a melhoria do sistema e, esperamos fortalecer cada vez mais a participação dos
profissionais de saúde no desenvolvimento de ferramentas que efetivamente
apoiem a atuação das equipes, através da Comunidade de Práticas http://www.atencaobasica.org.br/ e
do nosso Service Desk no DISQUE SAÚDE 136, também no e-mail: suporte.sistemas@datasus.gov.br.