quarta-feira, 10 de julho de 2013

Informe da Atenção Básica / MS - Influenza



Orientações para o atendimento de Influenza nas UBS pelas equipes de SF/AB, durante a sazonalidade de Influenza 2013

Precisamos do apoio da Coordenação Estadual de AB e COSEMS para divulgação destas informações junto aos municípios, a fim de que elas cheguem às UBS e sejam utilizadas pelas equipes de AB, principalmente, dos materiais anexos.

Até a semana epidemiológica (SE) 25 de 2013 (16/06 a 22/06) foram notificados 14.820 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), destes 16,2% (2.397/14.820) foram confirmados para influenza, com ocorrência de muitos óbitos (1.375 óbitos por SRAG, destes 28,4% (392/1.378) foram confirmados na sua maioria por influenza A (H1N1)). Com uma participação da AB de forma mais ampla e de acordo com o  protocolo (em anexo), poderemos ajudar para que óbitos sejam evitados.

O Ministério da Saúde vem adotando uma série de medidas para o enfrentamento da influenza, além da campanha nacional de vacinação. Diversas ações vêm sendo desenvolvias, visando à prevenção e a redução do número de casos e óbitos pelo agravamento da doença. Destaca-se a importância do uso do tratamento com antiviral, fosfato de oseltamivir (Tamiflu) de forma oportuna, de preferência nas primeiras 48 horas após inicio dos sintomas, para todos os casos de Síndrome Gripal (SG) em menores de dois anos, maiores de sessenta anos, gestantes, puérperas, população indígena aldeada e pessoas com comorbidades com repercussão sistêmica e para todos os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O uso do antiviral é comprovadamente eficaz, reduzindo consideravelmente o número de casos graves e óbitos por Influenza.  Cabe a todas as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde abastecer os serviços com o medicamento e garantir o acesso à população. O medicamento deve ser disponibilizado em todas as unidades de saúde, de forma estratégica, facilitando a prescrição pelos médicos da rede assistencial. “O Ministério da Saúde garante a distribuição desse medicamento a todos os estados e municípios”, mediante solicitação. O pedido dos estados deve ser feito por meio de técnicos já cadastrados, no Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) disponível por meio do link: http://www.saude.gov.br/sies.  Os municípios devem realizar solicitação do medicamento junto as Regionais ou Secretarias Estaduais de Saúde.
O tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível, nos casos de pessoas pertencentes aos grupos acima descritos. Tratar todos os casos suspeitos que tem indicação, independente de coleta de material ou resultado laboratorial. Não se pode esperar que o caso agrave-se para iniciar o tratamento. Essas e outras recomendações são amplamente divulgadas no Protocolo de Tratamento da Influenza 2013, referendado junto as Sociedades Médicas, e no Curso de Manejo Clínico da Influenza (modalidade à distância).
Todos os médicos da Atenção Básica ou Equipes de Saúde da Família podem fazer o Curso de Manejo Clínico de Influenza - 2013 disponível em  http://unasus.gov.br/influenza, que está estruturado em forma de discussão de casos clínicos interativos de forma a abordar todos os aspectos do consenso terapêutico. Há disponíveis também, vídeos com comentários de médicos especialistas sobre o tema abordado e materiais de apoio, como fluxograma de tratamento, orientações de etiqueta respiratória e links para outros conteúdos. Outros profissionais da saúde podem fazer o curso como visitante, mas não receberão declaração de conclusão.
O Ministério da Saúde produziu e distribuiu materiais informativos e educativos para orientação aos profissionais da área de saúde e população como: cartazes sobre tratamento e prevenção da gripe, display de mesa sobre tratamento, filipeta orientando a diluição do medicamento oseltamivir para crianças, algoritmo de atendimento, que foram enviados para estados e municípios e que estão disponíveis no link http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=137&pagina=dspDetalheCampanha&co_seq_campanha=5444. Orienta-se que estes materiais sejam afixados em consultórios médicos e salas de espera dos serviços de saúde.

Portal de Compras do Ministério da Saúde

O Portal de Compras do Ministério da Saúde abriu hoje (portaldecompras.saude.gov.br). Neste portal, estados e municípios poderão aderir a todas as atas de registro de preços do Ministério da Saúde. Maior agilidade e economia na compra de equipamentos.

Por enquanto, estão disponíveis duas atas para compra de Computadores e Tablets. Em breve, smartphones, impressoras, notebooks e roteador.

Será neste mesmo portal, que os municípios poderão aderir atas para compra de equipamentos para as UBS. Detalhes, mais adiante.

Este Portal é uma espécie de “vitrine” dos produtos disponíveis.
Para adesão, estados e municípios deverão acessar o SIGARP (Sistema de Gerenciamento de Adesão de Registros de Preço). Há acesso facilitado pelo Portal de Compras.

Como aderir?

Cada município interessado em adquirir os produtos deve acessar o SIGARP e solicitar  acesso por meio de usuário e senha com perfil de “Entidade Interessada”. Na sequência, deve inserir o CNPJ e aguardar que sejam enviadas tais informações para o email cadastrado no sistema.
Com essas informações em mãos, o responsável deverá novamente acessar o SIGARP para aderir à ata, indicando o n° do registro de preço que deseja aderir, os itens e a forma de aquisição, nos casos de aquisição com recursos próprios.

Como solicitar acesso ao SIGARP?

A entidade interessada deve acessar sigarp.saude.gov.br/, clicar em “solicitar acesso”, preencher o campo CNPJ e, logo em seguida, o CPF, e-mail e telefone de contato da pessoa que ficará responsável por operar o SIGARP. O sistema enviará usuário e senha.

Precisamos divulgar amplamente para os municípios!
Qualquer dúvida, contate comprasatencaobasica@saude.gov.br



e-SUS: nova versão CDS

Está disponível a nova versão do sistema com CDS (versão CDS 0.9.17 de 05/07/2013) para download, com a correção de bugs da versão anterior.
NOVA VERSÃO CDS DISPONÍVEL
Na utilização do sistema com CDS (versão 27/05/2013 com transmissor) pelas UBS em principal, as  equipes que estão informando as ações realizadas na Semana Saúde na Escola, foram identificados e corrigidos cinco erros (bugs), são eles:
1) O check box þ para "Avaliação Alterada" do Atendimento coletivo está agora salvando corretamente.
2) O erro de "URL inválida" no atendimento coletivo foi resolvido. Ocorria somente para quem não havia importado o CNES.
3) O CNES da equipe do responsável no atendimento coletivo passou de 6 para 10 dígitos (ajustamos para Cód. Equipe INE)
4) A lista de profissionais da Ficha de Atividade Coletiva agora mostra o nome dos profissionais corretamente (salvava corretamente, mas listava errado)
5) A ordem da lista de profissionais da Ficha de Atividade Coletiva foi alterada para que o primeiro profissional seja correspondente ao profissional responsável.
Por esse motivo, disponibilizamos a versão CDS 0.9.17 de 05/07/2013 com as correções listadas acima.
Importante: ao baixar a versão 0.9.17, o sistema pergunta qual o local de instalação do CDS. O local de instalação a ser informado deve ser o mesmo que foi utilizado pela versão anterior. Assim, o sistema fará automaticamente o back up do banco de dados e atualiza a versão, ou seja, todos os dados preenchidos na versão anterior serão mantidos.
Aproveitamos para esclarecer que as informações enviadas ao banco de dados nacional SISAB, serão válidos a partir do CPF e senha cadastrados no Sistema de Controle de Instalação do e-SUS AB.
Caso já tenha realizado o envio sem o cadastro, realize os seguintes passos:
a)      acesse o Sistema de Monitoramento da Implantação do e-SUS AB;
b)      realize o cadastro do mesmo CPF informado no envio, o sistema gerará uma senha;
c)       acesse novamente o Sistema de Monitoramento da Implantação do e-SUS AB e efetue a troca de senha, para a mesma que foi utilizada na transmissão. 

Agradecemos aos usuários que contribuíram com a melhoria do sistema e, esperamos fortalecer cada vez mais a participação dos profissionais de saúde no desenvolvimento de ferramentas que efetivamente apoiem a atuação das equipes, através da Comunidade de Práticas http://www.atencaobasica.org.br/  e do nosso Service Desk no DISQUE SAÚDE 136, também no e-mail: suporte.sistemas@datasus.gov.br.