segunda-feira, 25 de junho de 2018

Informe MS





Materiais de apoio técnico ao Nasf estão disponíveis

Data de publicação: 20/06/2018

As publicações foram elaboradas a partir dos relatos de diversos profissionais da Atenção Básica, estudos acadêmicos e experiências dos trabalhadores das equipes

Mais dois materiais de apoio técnico aos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf) estão disponíveis na biblioteca virtual do Departamento de Atenção Básica (DAB). As publicações são desdobramentos do Caderno de Atenção Básica nº 39 - Volume 1, que abordou o processo de trabalho de toda a equipe. Práticas Farmacêuticas e Reabilitação na Atenção Básica abordam o fazer específico das equipes.
Os fascículos foram elaborados por trabalhadores do Nasf-AB, técnicos do Ministério da Saúde e especialistas que discutem e atuam nesses campos. Para elaboração do conteúdo da assistência farmacêutica, a agenda dos profissionais, as necessidades dos serviços de atenção básica e a atuação interprofissional foram levados em conta.
“O material pode ser usado pelos profissionais para estruturação da agenda, na promoção da integração da equipe multiprofissional e na qualificação do processo de trabalho do profissional farmacêutico na Atenção Básica”, explica Celmário Brandão, técnico do Departamento de Atenção Básica (DAB).
As publicações não têm o objetivo ou a pretensão de ser um manual normativo e prescritivo sobre as práticas de apoio matricial, mas podem contribuir para o desenvolvimento das ações do Nasf-AB nos temas abordados.
Práticas em Reabilitação na AB - o olhar para a funcionalidade na interação com o território foi dividido em três capítulos: processos e práticas em reabilitação na AB; campo e núcleo nas práticas de reabilitação - competências e habilidade para o cuidado; e possíveis fazeres do NASF nas práticas em reabilitação.
“O conteúdo traz um compilado de relatos profissionais, de estudos acadêmicos relacionados ao tema e também a experiência da equipe que elaborou o fascículo. Cabe ressaltar que o material não tem o objetivo de ser um manual normativo e prescritivo”, explica Alyne Araújo, técnica do DAB.
Outro ponto abordado no fascículo são as competências necessárias para as práticas de reabilitação na AB, como compreender as questões de funcionalidade para atuação no território, trabalho em equipe, atendimento compartilhado e individual (na Unidade Básica de Saúde – UBS e/ou no domicílio), entre outros.
Está disponível também na Biblioteca do DAB o fascículo Contribuições dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família para a Atenção Nutricional. Acesse pelo link.