quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Informe MS





Prorrogado prazo para cadastro de dados das Equipes de Saúde Prisional

22/02/2017

Foi prorrogado para 20 de março o prazo para que as equipes de Saúde no Sistema Prisional no âmbito da PNAISP ou do Antigo Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário enviem os dados de produção referentes aos últimos três meses (novembro de 2016 a janeiro de 2017).
Caso não haja o envio das informações ao Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) até a data acordada, o Ministério da Saúde deverá suspender os repasses dos incentivos às equipes.
A medida segue a determinação do artigo 9º da Portaria nº 482/2014, que institui normas para a operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), e o item 5.4 no Anexo 1 da Portaria Interministerial nº 1.777/2003, que criou o antigo Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.
Para evitar erros no acesso ao SISAB, as equipes/serviços devem adequar o sistema para a versão 2.1.00 ou superior do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), além de utilizar a versão do XML correspondente disponibilizado no portal do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
É importante manter atualizadas as referências técnicas no Sistema de Controle de Uso e-SUS para que possam instalar e/ou atualizar novas versões do PEC e garantir o envio dos dados de produção.
Em caso de dúvidas técnicas, entre em contato com o apoiador da Atenção Básica do território ou pelo telefone 136.
PNAISP
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) foi instituída pela Portaria Interministerial nº 1/2014, com o objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade, fazendo com que cada unidade básica de saúde prisional passasse a ser visualizada como ponto de cuidado da Rede de Atenção à Saúde.

Notícias

A Coordenação Estadual do PNI divulga as seguintes notas:

 Nota Informativa 30/2017/CGPNI, referente à distribuição da rotina do mês de fevereiro.

Nota Informativa 039/2017/CGPNI, referente às Campanhas de Vacinação para 2017.

Notícias


A Equipe de Monitoramento e Avaliação das Secretarias das Cidades / Secretaria de Saúde, através do Programa Academia das Cidades / Academia da Saúde divulga a publicação do Ministério da Saúde o Guia de gestão municipal das políticas de alimentação e nutrição e de promoção da saúde na atenção básica, que inclui informações do Programa Academia da Saúde. 

Imagem inline 2

Além disso, segue o link do sistema de nota técnica do Departamento da Atenção Básica/MS: http://dab2.saude.gov.br/sistemas/notatecnica/frmListaMunic.php 

Sistema de Nota Técnica do DAB

A Nota Técnica foi elaborada com o objetivo de fornecer, de forma rápida e qualificada, a situação de implantação e de recursos financeiros dos programas estratégicos do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS).
A Nota Técnica contém informações sobre: transferências financeiras do PAB Fixo e Variável, Cobertura e implantação de Equipes de Atenção Básica, Estratégia Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Programa Brasil Sorridente, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, Programa Telessaúde Brasil Redes, Equipes de Consultório na Rua, Programa de Requalificação das UBS, Programa Melhor em Casa, Programa Saúde na Escola, Condicionalidades do Programa Bolsa Família. 


Por fim, No dia 06/02/2017 foi publicada a Portaria  Fundo a Fundo que dispõe sobre as transferências, fundo a fundo, de recursos financeiros de capital ou corrente, do Ministério da Saúde a Estados, Distrito Federal e Municípios destinados à execução de obras de construção, ampliação e reforma. Segue o link: http://brasilsus.com.br/index.php/legislacoes/gabinete-do-ministro/12751-portaria-no-381-de-6-de-fevereiro-de-2017 




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Notícias

A Coordenação Estadual do Programa de Controle do Tabagismo divulga:

Considerando a necessidade de planejamento prévio para realização da ações de mobilização na data alusiva ao DIA MUNDIAL SEM TABACO - 31 DE MAIO, encaminhamos o e-mail compartilhado pelo INCA.

Desde já agradecemos a parceria imprescindível para o sucesso de nossas ações.


e-mail do INCA:

"Já estamos trabalhando nas ações para comemoração do Dia Mundial de 2017!
 
Este ano, a Organização Mundial da Saúde definiu o tema: "Tabaco – uma ameaça ao desenvolvimento” para ser trabalhado internacionalmente com os seguintes objetivos:
 
1. Destacar as ligações entre a utilização dos produtos do tabaco, o controle do tabagismo e o desenvolvimento sustentável;
2. Incentivar os países a incluir o controle do tabagismo nas suas respostas nacionais alinhadas à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável .
3. Apoiar os Estados-Membros e a sociedade civil para combater a interferência da indústria do tabaco nos processos políticos, o que levará ao fortalecimento das ações de controle de tabaco a nível nacional;
4. Incentivar a participação dos parceiros e da população nos esforços nacionais, regionais e globais para desenvolver e implementar planos e estratégias de desenvolvimento e alcançar objetivos que priorizem a ação do controle do tabagismo;
5. Demonstrar como os indivíduos podem contribuir para fazer um mundo sustentável, livre de tabaco, comprometendo-se a não usar os produtos de tabaco, ou abandonar este comportamento.
 
Neste momento, estamos trabalhando em parceria com a Secretaria Executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CONICQ), com a Divisão de Comunicação Social do INCA e com as demais áreas do Ministério da Saúde que possam colaborar com o desenvolvimento do Dia Mundial sem Tabaco 2017.
 
Recomendamos que acessem o site da OMS: http://www.who.int/campaigns/no-tobacco-day/2017/event/en/
 
Mais informações serão repassadas em breve"
Atenciosamente

Andréa Reis Cardoso

Divisão de Controle do Tabagismo
Programa Nacional de Controle do Tabagismo / Saber Saúde
Coordenação Geral de Prevenção e Vigilância do Câncer – CGPV
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Ministério da Saúde
Tel: (21) 3207-6118

www.inca.gov.br

Notícias

A Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunizações reforça a informação abaixo:

Manual de Normas e Procedimentos de Vacinação , 2014.


5.3.2.1 Organização dos imunobiológicos no refrigerador

Nos refrigeradores domésticos, os imunobiológicos devem ser organizados por tipo (viral ou
bacteriano) e acondicionados nas 2ª e 3ª prateleiras, colocando-se na frente os produtos com prazo de validade mais curto para que sejam utilizados antes dos demais.

• Não acondicione imunobiológicos na 1ª prateleira nem no compartimento inferior (gaveta)
desses equipamentos.
• Coloque garrafas preenchidas com água misturada a um corante (azul de metileno, anil, violeta
de genciana) na gaveta da parte de baixo do refrigerador, ocupando todo o espaço.

Notícias

A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, por meio da Diretoria Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, e do Programa de Controle do Tabagismo, vem desenvolvendo as ações para expansão, fortalecimento e qualificação da oferta do tratamento do tabagismo nos municípios do estado de Pernambuco. 

Nesse sentido estamos divulgando o “3º Curso EAD: Atualização e Prevenção do Tabagismo”,  na modalidade de ensino à distância, ofertado pelo Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ.
Solicitamos as GERES, que encaminhem esse ofício a todos os municípios, entendendo ser esta uma a oportunidade de formação para os profissionais das equipes de saúde programadas para realizar o tratamento do tabagismo em seus municípios. 




3º Curso EAD: Atualização e Prevenção do Tabagismo 

​​
Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ promoverá a terceira edição do Curso de Atualização no Tratamento e Prevenção do Tabagismo, sob a modalidade de ensino à distância (EAD). 

Trata-se de um curso de extensão direcionado aos profissionais da área de saúde e afins, com formação superior, cujos objetivos são qualificar, capacitar e fornecer conhecimentos em: epidemiologia do tabagismo, políticas públicas relacionadas ao tema e abordagem interdisciplinar das medidas usadas no tratamento e prevenção. 

O curso é resultado de uma parceria da Unidade de Telemedicina/IDT e do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT/HUCFF-IDT). PRÉ-INSCRIÇÕES: fevereiro/2017 PERÍODO DE REALIZAÇÃO: abril a junho/2017 

IMPORTANTE: O aluno deve ter conhecimentos básicos de informática para uso das ferramentas virtuais de EAD, além de ter acesso a computador com internet e configurações mínimas para utilizar vídeos e áudios. 

CURSO GRATUITO / VAGAS LIMITADAS. 

Maiores informações através do e-mail ead@idt.ufrj.br ou pelos telefones (21) 3938-6262/2923 

Detalhes do evento: 
Dia(s): 24/04/2017 - 16/06/2017
Horário: O dia inteiro
 
Local: Telemedicina - IDT/UFRJ
R. Prof. Rodolpho Paulo Rocco, 255
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ CEP 21941-913
 

Categoria(s): 
Cursos de Extensão 
Inscrição:
A confirmação de inscrição no evento é de responsabilidade do organizador do mesmo.
 
Valor: Gratuito 

Período de inscrição:De 06/03/17 a 17/03/17
Site: 
www.idt.ufrj.br
Instituição responsável: Instituto de Doenças do Tórax
Email do organizador: 
ead@idt.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 3938-6262
 

Notícias

A Gerência de Atenção à Saúde da Mulher divulga Nota Informativa Nº 016/2017 - CGAE/DAET/SAS/MS referente ao Sistema de Informação do Câncer-SISCAN.   

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe SE 07/2017 e o Informe SE 52/2016 atualizado.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Notícias

A GEQAP divulga a Planilha de Repasse Financeiro do Ministério da Saúde - competência dez/16.

Notícias

Segue a parcial do envio das informações referentes à 
 Programação de Medicamentos 10º Ciclo do TABAGISMO-2017 até a data de 16/02/2017.​ 

Reiteramos a importância do preenchimento do formulário por TODOS os municípios, ainda que não tenham programado a oferta do tratamento do tabagismo para o período de (MARÇO A MAIO 2017), considerando que este formulário é o instrumento adotado pelo PNCT-PE para monitoramento da oferta do tratamento no estado de Pernambuco.

Solicitamos o reforço junto aos municípios faltosos e destacamos que NÃO envio das informações, acarretará na NÃO distribuição de medicamentos referentes a pauta em questão, cujo prazo final expira
​ em ​
04/03/2017, e consequentemente implicará na exclusão do município do monitoramento 


Destacamos que os municípios listados na tabela abaixo são os que já enviaram as informações. 

GERES
Município
II
Casinhas
I
Ilha de Itamaracá
X
Afogados da Ingazeira
V
Lagoa do Ouro
V
Correntes
V
Palmeirina
II
Surubim
IX
Exu
II
Vicência


Notícias

Com a proximidade do carnaval,a Coordenação Estadual do PNI reforça a necessidade de divulgarmos e estarmos alertas sobre a possibilidade de reintrodução do sarampo (muito alta nesse período). Segue nota de alerta do sarampo em anexo para divulgação.

Imagem inline 3




Devemos ter atenção também para a ocorrência de surtos de caxumba, já que o vírus está circulando no estado e teremos grandes aglomerações. Segue nota técnica em anexo.




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Informe MS





ATENÇÃO: Equipes de Saúde Prisional têm até 20 de fevereiro para cadastrar dados

14/02/2017

O Ministério da Saúde suspenderá os repasses dos incentivos às equipes de Saúde no Sistema Prisional, caso não enviem dados ao Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).
As equipes/serviços de Saúde no Sistema Prisional no âmbito da PNAISP ou do Antigo Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário que não enviarem os dados de produção referentes aos últimos três meses — novembro de 2016 a janeiro de 2017 — até dia 20 de fevereiro próximo terão o repasse federal suspenso. Atualmente, existem 376 equipes cadastradas.
A medida segue a determinação do artigo 9º da Portaria nº 482/2014, que institui normas para a operacionalização da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), no âmbito do SUS, e o item 5.4 no Anexo 1 da Portaria Interministerial nº 1.777/2003.
Para evitar erros no acesso ao SISAB, as equipes/serviços devem adequar o sistema para a versão 2.1.00 ou superior do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), além de utilizar a versão do XML correspondente disponibilizado no portal do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
É importante manter atualizadas as referências técnicas no Sistema de Controle de Uso e-SUS para que possam instalar e/ou atualizar novas versões do PEC e garantir o envio dos dados de produção.
Em caso de dúvidas técnicas, entre em contato com o apoiador da Atenção Básica do território ou pelo telefone 136.
PNAISP
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional foi instituída pela Portaria Interministerial nº 1/2014, com o objetivo de ampliar as ações de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população privada de liberdade, fazendo com que cada unidade básica de saúde prisional passasse a ser visualizada como ponto de cuidado da Rede de Atenção à Saúde.

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe SE 06.

Notícias

A área técnica de vigilância das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES-PE divulga o Painel Semanal de Monitoramento das Doenças Diarreicas Agudas de Pernambuco - Corredor Endêmico - referente às Semanas Epidemiológicas 05/2017, elaborado utilizando como fonte o Sivep-DDA.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Informe MS





DAB participa de acolhimento aos novos secretários de saúde de Pernambuco

13/02/2017

Representantes do Departamento de Atenção Básica (DAB) participaram, na última quinta-feira (9), da abertura do Seminário de Acolhimento de Novos Gestores de Saúde de Pernambuco da gestão de 2017-2020, no município de Gravatá.
O encontro teve o objetivo de levar aos novos secretários informações que auxiliarão nas ações de promoção de saúde da população dos municípios pernambucanos e incluiu a apresentação de ferramentas de gestão, programas e instrumentos de planejamento e controle fundamentais para o bom desempenho no setor.
Durante a mesa de abertura do evento, a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS), Gessyane Vale Paulino, deu destaque à atenção básica  e enviou um recado aos novos secretários: “a pasta é fundamental para a discussão dos municípios, considerando que é neles que a AB acontece. Fazer gestão envolve disposição, compromisso e o desejo de fazer e fazer bem. Muita coragem para os novos gestores, que eles tenham compromisso com o SUS, e em melhorar esse sistema que é uma medida inclusiva e fundamental para o brasileiro”.
Segundo a representante do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco Rosa Maria de Lima Gomes, é preciso fortalecer com os gestores, especialmente junto às secretarias municipais de saúde, a importância do controle social para o bom desenvolvimento das ações de saúde. “Isto devido a importância desta pasta que luta diretamente com a qualidade de vida das populações e que veem no SUS seu principal aporte”, afirmou. 
Já a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Ana Cláudia Callau Matos, colocou o acolhimento como fundamental: “viemos dar as boas vindas e qualificar os novos gestores, discutir, dialogar, trabalhar e fortalecer a regionalização, tratando também a questão da atenção primária em Pernambuco, que tem historicamente um destaque com relação a essa questão”.
Segundo o técnico do Departamento de Atenção Básica Francy Webster Pereira, o momento é de trocas e uma oportunidade dos secretários aprofundarem seus conhecimentos sobre a Atenção Básica e seus desafios, com a missão de servir ao usuário: “a atenção básica deve ser generosa para acolhê-los em suas UBS para o cuidado em rede. Países com uma atenção básica forte têm melhores resultados em saúde e têm usado menos da atenção especializada e hospitalar”, afirmou.
O representante do DAB na ocasião destacou ainda a importância da implantação do Prontuário Eletrônico (PEC) em todas as Unidades Básicas de Saúde do país e sobre os esforços do Ministério da Saúde em torno da ferramenta e do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
Também falou sobre o PMAQ o representante da Fiocruz Sidney Farias, que ressaltou como importante que as Equipes de Saúde da Família entendam a relevância da avaliação externa e de respostas fidedignas nesse processo, que garantam indicadores realistas sobre as regiões. “a avaliação externa no processo de avaliação da gestão é um momento crucial onde o gestor pode retratar um pouco das suas dificuldades e, a partir delas, por mais duras que sejam, podermos refletir e apresentar soluções”, defendeu.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Notícias

O Programa de Controle do Tabagismo da SES/PE divulga o FormSUS Programação de Medicamentos 10º Ciclo do TABAGISMO-2017

OFÍCIO CIRCULAR DGPMAVS Nº 03 /2017                     
 Recife, 09 de fevereiro de 2017.

Da: Diretoria Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde - DGPMAVS
Para: Gerentes Regionais de Saúde da I a XII GERES

Ilmo. (a) Sr.(a)
Considerando o comunicado CGAFME/DAF/SCTIE/MS via e-mail, de 07 de fevereiro de 2017, relativo à Programação do 10° Ciclo do FormSUS-PNCT, informamos que estará disponível o formulário FormSUS que contém informações essenciais para fundamentar a programação da distribuição de medicamentos aos municípios que atualmente ofertam o tratamento do tabagismo. Com o objetivo de garantir o abastecimento desses municípios com medicamentos para o tratamento do tabagismo, solicitamos que os gestores municipais acessem e respondam o formulário por meio do link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=30175  até 04 de março de 2107,  prazo final estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Destacamos a importância de que os gestores municipais, antes de responderem o formulário, façam a leitura do tutorial "10º Ciclo FormSUS - Tutorial” e demais documentos em anexo no e-mail, seguindo as orientações neles contido, assim como verificarem o estoque e consumo médio mensal de medicamento no município. O envio adequado dessas informações que deverão refletir a necessidade de cada município, devendo considerar a real capacidade que o município apresenta para ofertar o tratamento do tabagismo em sua rede de saúde. É fundamental que as informações estejam de acordo com a necessidade real do município, evitando superestimativas e consequentemente o desperdício de medicamentos. Reiteramos que o não preenchimento do formulário pelos gestores municipais implicará na não distribuição dos medicamentos referente a este ciclo do FormSUS.
Na certeza de contarmos com a colaboração de todos, agradecemos e nos colocamos à disposição, por meio dos seguintes contatos: Isabella Paes, Flávia Reis e Marcela Nassar  (F:3184-0347 / 0339, tabagismope@gmail.com).

Documentos anexos:

Informe MS





O papel dos municípios nos rumos da PNSB

08/02/2017

O debate sobre saúde pública também fez parte da programação do 35° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) realizado de 01 a 04 de feveireiro. Na ocasião, a coordenadora-geral de Saúde Bucal do Departamento de Atenção Básica, Lívia Almeida, apresentou dados dos programas odontológicos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), destacando as reponsabilidades da gestão municipal na aplicação da Política.

A mesa teve como tema “O papel dos municípios nos rumos da Política Nacional de Saúde Bucal”. A coordenadora apresentou um panorama sobre todo o trabalho realizado pelo Ministério da Saúde no âmbito dos serviços de odontologia. Por exemplo, hoje, o Brasil tem mais de 24 mil Equipes de Saúde Bucal (ESB). Isso corresponde a uma cobertura de 40% no território. Outros dados mostram que de 2002 a 2016, a União destinou mais de 11 mil equipamentos às estratégias da política de saúde bucal, incluindo os equipamentos odontológicos mínimos para o funcionamento das ESB (cadeiras odontológicas e kits de pontas), e também, equipamentos periféricos para CEOs e equipamentos odontológicos para centros cirúrgicos de hospitais vinculados à Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência. Também foram entregues 267 unidades odontológicas móveis para atendimento à populações de municípios em situação de vulnerabilidade social, população em situação de rua e distritos sanitários indígenas.

“As melhorias contínuas que vimos nos últimos anos são resultados de esforços de um trabalho em conjunto entre Ministério, gestores estaduais e municipais e também dos profissionais. Os desafios da saúde bucal no país ainda são muitos, mas experiências de alguns municípios nos mostram que é possível avançar no aprimoramento da Política”, analisou Lívia Almeida.
Responsabilidade compartilhada
Planejamento na organização das ações e serviços de saúde foi apontado pela coordenadora como uma das funções dos municípios. “Os gestores municipais estão mais próximos da população, desta maneira conseguem identificar as principais demandas locais”, explicou. De acordo com a dra. Lívia, ao diagnosticar os problemas e necessidades do serviço, os gestores conseguirão estabelecer parâmetros para acompanhamento das ações das ESB.
Outro ponto abordado foi a importância do monitoramento e avaliação do trabalho das equipes. “Os indicadores de saúde bucal devem estar na pactuados pela gestão para que os processos de atendimento, organização das demandas e ações planejadas tenham êxito”, ponderou.
CIOSP
O evento é considerado um dos maiores congressos de odontologia da América Latina. Acontece entre os dias 1º a 4 de fevereiro de 2017, em São Paulo (SP). O evento propõe uma grade científica bastante diversificada e palestras que se estendem das 10h às 18h. Conta com a participação de 169 palestrantes que são referências em suas especialidades no Brasil e internacionalmente. A edição deste ano recebe a Feira Odontológica com mais de 160 expositores, que será realizada paralelamente ao congresso.

Conheça a trajetória da Saúde Bucal no Brasil
1986 - 8ª Conferência Nacional de Saúde;
1ª Conferência Nacional de Saúde Bucal;
Levantamento epidemiológico em saúde bucal / CPO-D (12 anos): 6,65;
1989 - Política Nacional de Saúde Bucal
1991-1992 - Procedimentos Coletivos de Saúde Bucal;
1993 - 2ª Conferência Nacional de Saúde Bucal;
1996 - Levantamento epidemiológico em saúde bucal / CPO-D (12 anos) 3,06;
2000 - Saúde Bucal no PSF;
2003 - Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal – SBBrasil 2003 / CPO-D (12 anos): 2,78;
2004 - 3º Conferência Nacional de Saúde Bucal;
Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente;
Média Complexidade: CEO e LRPD;
2006 - Política Nacional da Atenção Básica (PNAB);
2008 - Regulamentação das profissões de TSB e ASB;
2009 - UOM; Plano de Fornecimento de Equipamentos Odontológicos;
2010 - Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal – SBBrasil 2010 / CPO-D (12 anos): 2,07;
- Alta Complexidade: Odontologia Hospitalar para Pacientes com Necessidades Especiais;
- Implantodontia e ortodontia no CEO;
2011 - Brasil Sorridente Indígena; PMAQ-AB;
2012 - Nova PNAB;
- Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência – RCPD;
2013 - PMAQ-CEO;
2014 - GraduaCEO

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe SE 05.

Informe MS





Cuidado integral no SUS

03/02/2017

Em busca de oferecer atenção humanizada e uma saúde integral, há 11 anos foi criada a Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Uma iniciativa que começou com propondo cinco práticas — fitoterapia, acupuntura, homeopatia, medicina antroposófica e termalismo — cresceu tanto no âmbito nacional quanto municipal. Por meio de Portarias, o Ministério da Saúde ampliou a oferta e, hoje, são 18 recursos terapêuticos oferecidos no Sistema Único de Saúde.
Ao longo do anos de implantação das PICs, o Ministério tem auxiliado as gestões estaduais e municipais para desenvolverem ações próprias e incorporarem mais práticas na tabela de ofertas da saúde pública local, além de organizar a gestão conforme a as necessidades e características locais.
Esse é o caso do Distrito Federal que, além de disponibilizar 14 procedimentos em todas as regiões administrativas, tem mais de 30 anos de história, uma caminhada que antecede a criação da Política. Desde 1987, oferece atividades em acupuntura, alimentação natural, fitoterapia, homeopatia, entre outras ações.
“As Práticas Integrativas em Saúde atendem nos três níveis o primário, secundário e terciário. Atualmente, estamos com 58,5% de cobertura na Atenção Básica. São 277 pontos de atendimento presentes em todas as regiões administrativas”, explica Valéria Frota, responsável pela Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (GERPIS) no DF.

No site da GERPIS, está disponível tabela com local e horário da maioria das práticas que têm agenda aberta. Para Reiki e homeopatia, é necessário marcar atendimento. Já acupuntura é por indicação médica. A oferta depende da disponibilidade de profissionais capacitados nas unidades.
“A procura pelas práticas tem aumentado, pois o usuário consegue ver melhorias na saúde e na qualidade de vida”, conta Valéria. O DF oferece acupuntura, antroposofia, arteterapia, automassagem, dança sênior, fitoterapia, Hatha Yoga, homeopatia, Lian Gong, meditação, musicoterapia, Reiki, Shantala, Tai Chi Chuan e terapia comunitária.
Cuidado diferenciado
Recife (PE) também oferece PICS no SUS desde 2004, quando foi criada a primeira Unidade de Cuidados Integrais à Saúde (UCIS) - Profº Guilherme Abath, local de assistência baseada nos princípios da integralidade, da promoção da saúde e da prevenção de doenças. Atualmente, o município conta com 31 práticas Integrativas e Complementares: Yoga, Tai Chi Chuan, Lian Gong, Flexibilidade, soloterapia, Zu Yen Su, Automassagem, Biodança, Bioenergética, Psicomotricidade Relacional, Arteterapia, Meditação, Constelação Familiar, Aromaterapia, Corporificando a Consciência, Terapia Comunitária, Contação de história, Danças Circulares, uso racional de plantas medicinais e fitoterapia, Alimentação Viva, Alimentação Saudável, Permacultura, Acupuntura, Homeopatia, Medicina Integrativa, Terapia Floral, Osteopatia, Terapia Cranio-Sacral, Reiki e Auriculoterapia
“Entendendo que algumas terapias se aproximam na forma de operar, a Coordenação da Política Municipal de Práticas Integrativas em Saúde (PMPIC) decidiu organizar as práticas em núcleos de cuidado, objetivando um diálogo e aprimoramento das intervenções no cotidiano dos serviços. São divididas em: ênfase corporal, ênfase psicoemocional, ênfase sociointegrativa, ênfase pedagógica e ênfase na clínica individual integrativa”, explica Éllcio Ricardo, coordenador das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Recife.

Para ter acesso, o usuário pode procurar as unidades especializadas espontaneamente ou ser encaminhado por qualquer profissional da rede de saúde. As UCIS utilizam o acolhimento como ferramenta de gerenciamento do cuidado ao usuário na unidade.
Benefícios como mudança no estilo de vida, diminuição do uso de medicamentos, ressignificação da doença, recuperação de laços sociais, familiares e comunitários, diminuição das queixas de dores osteomusculares são os mais relatados por quem opta pelas práticas integrativas.
De acordo com Éllcio Ricardo, a procura pelas práticas tem aumentado cotidianamente. “As PICs tem propiciado um cuidado humanizado que visa a promoção da saúde, proporciona uma visão integral do indivíduo e busca o paradigma vitalista. Ou seja, um tratamento sem adotar métodos invasivos, que dá ênfase à relação terapêutica e estimula os mecanismos naturais de recuperação da saúde”, conta.
Saiba mais sobre os recursos terapêuticos
Portaria amplia oferta de PICS

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Informe MS





Coordenação Nacional de Avaliação Externa do PMAQ se reúne para planejamento da avaliação externa do 3º ciclo

31/01/2017

Foi realizada hoje (31), na Organização Pan-Americana de Saúde, em Brasília, reunião da Coordenação Nacional da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
Composta por representantes de instituições de ensino e pesquisa e pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a coordenação se encontra com o objetivo de dar continuidade às ações de planejamento da avaliação externa do 3º ciclo do Programa e discutir os avanços dos últimos anos.

Notícias

A Coordenação de Vigilância de Riscos Ambientais divulga o Informe Vigiagua SE 52/2016  e anual 2016.

Notícias

A Gerência de Vigilância das Arboviroses divulga o Informe Arboviroses SE 04.

Notícias

A Coordenação Estadual de Imunização divulga o Comunicado 08/2017/CGPNI, que trata  da vacina de Febre Amarela.