quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Informe MS





Vagas abertas para qualificação em saúde

19/01/2017

O profissional de saúde que pensa em se especializar tem como opção dois cursos para início de 2017: Saúde da População Negra e Atualização no Tratamento e Prevenção do Tabagismo. O conteúdo vai ser ministrado pela modalidade Educação à Distância. O aluno tem acesso online às aulas e material didático, além da liberdade para conduzir o cronograma de estudos.
O curso Saúde da População Negra é uma iniciativa do Ministério da Saúde disponibilizado na Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O conteúdo foi desenvolvido a partir de especialistas e das áreas técnicas envolvidas.
O conteúdo propõe identificar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no Sistema Único de Saúde (SUS), aplicar as estratégias da comunicação para o encontro com pacientes, famílias e comunidades, além de reconhecer iniquidades referentes à saúde da população negra por meio dos dados epidemiológicos, abordando o racismo institucional em todas as suas dimensões (interpessoal e pragmática).
O programa é totalmente a distância, autoinstrucional e virtual. Assista ao vídeo de demonstração do curso abaixo no link. As inscrições ficam abertas até dia 21 de maio. Os módulos estão liberados desde o dia 10 deste mês e ficam disponíveis até 18 de junho. O aluno tem cinco meses para concluir o curso.
Também ofertado pela UNA-SUS, o curso Introdução à Avaliação em Saúde está com matrículas abertas. É online e tem início imediato. Profissionais graduados nas diversas áreas da saúde, que estejam em atividade clínica, de gestão ou de educação permanente podem fazer.
Ao total, são cinco módulos, que tratam dos temas: avaliação de projetos, programas e serviços de saúde; aproximações da realidade; sistematização da informação e usos da avaliação. O curso é oferecido pela Universidade Federal de São Paulo  (Unifesp), integrante da Rede Una-SUS.
Luta contra o tabaco
Outro curso para o primeiro semestre de 2017 é oferecido pelo Instituto de Doenças do Tórax da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essa é a terceira edição do curso de Atualização no Tratamento e Prevenção do Tabagismo, sob a modalidade de ensino à distância (EAD).
É um curso de extensão direcionado aos profissionais da área de saúde com formação superior. O programa visa qualificar, capacitar e fornecer conhecimentos em epidemiologia do tabagismo, políticas públicas relacionadas ao tema e abordagem interdisciplinar das medidas usadas no tratamento e prevenção.
A partir do dia 13 de fevereiro de 2017, o edital e o link para matrículas estarão disponíveis no site do Instituto.  O curso começa em abril e termina em junho deste ano. As vagas são limitadas.
Serviço
Curso Saúde da População Negra
Matrículas: Abertas até 21 de maio de 2017
Carga horária: 45 horas
Período de realização: De 10/01 a 18/06/2017
Gratuito
Público-alvo: para profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, especialmente aos participantes do Programa Nacional de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos. Além disso, também é aberto ao público, sendo ofertado para profissionais de quaisquer áreas do conhecimento que se interessem pelo tema.
Curso Introdução à Avaliação em Saúde
Matrículas: Início imediato.
Carga horária: 60 horas
Gratuito
Público-alvo: profissionais graduados nas diversas áreas da saúde, que estejam em atividade clínica, de gestão e de educação permanente.
Curso Atualização e Prevenção do Tabagismo
Matrículas: De 6 a 17 de março de 2017
Carga horária: 120 horas
Período de realização: De 24/04 a 16/06/2017
Gratuito
Informações pelo e-mail: ead@idt.ufrj.br
Telefones: (21) 3938-6262 / 2923