quarta-feira, 23 de março de 2016

Notícias - Dia Mundial da Saúde

A Diretoria Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde da SEVS/PE divulga ofício sobre o Dia Mundial da Saúde.

Para acessá-lo clique no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnaklLSXJlX2w2bXp3b1pScVBSN00yb3puMlI4/view?usp=sharing

terça-feira, 22 de março de 2016

Notícias - Nota Informativa

A Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente divulga nota informativa sobre Atenção Domiciliar Neonatal e Pediátrica no Brasil.

Para acessar a Nota Informativa clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnTFMzYk1LclF6ZmxHRkp1RFhIUE15RzZCUVdF/view?usp=sharing

quinta-feira, 17 de março de 2016

Informe MS - Curso de Estimulação Precoce





Aberto curso de estimulação precoce para profissionais da AB e AE

17/03/2016

Os trabalhadores de equipes multiprofissionais da Atenção Básica (AB) e Atenção Especializada (AE) acabam de ganhar um reforço para prestar assistência às crianças com microcefalia com o lançamento do curso de estimulação precoce. A formação é gratuita e é voltada para fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais (TOs), psicólogos, médicos e enfermeiros.
O objetivo da capacitação é contribuir para o trabalho da estimulação precoce de crianças de 0 e 3 anos de idade com alterações do desenvolvimento neuropsicomotor nas Redes de Atenção à Saúde do SUS. Embora com ênfase nas eventuais sequelas decorrentes da microcefalia pela infecção do vírus Zika, o conteúdo também poderá ser útil para o cuidado de crianças com outras condições ou agravos de saúde que interfiram em seu desenvolvimento neuropsicomotor.
As aulas serão na modalidade de educação a distância e para inscrever-se é preciso fazer um cadastro na página do AVA-SUS. O conteúdo é constituído de aulas virtuais, além de textos complementares da biblioteca e atividades pedagógicas. Cada aluno poderá fazer as unidades educacionais no dia e horário que for mais conveniente.
O Departamento de Atenção Básica (DAB) participou na estruturação do curso, junto com o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPES) da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS); além do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Notícias - Informes sobre Microcefalia e Gestante com Exantema

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde divulga os Informes Semanais de Microcefalia e Gestante com Exantema referente a semana epidemiológica 10 (06 a 12/03/2016). Os dados foram consolidados até 12.03.2016.

Para acessar os informes clique nos link's abaixo:

Microcefalia

Gestante com Exantema

quarta-feira, 16 de março de 2016

Portaria Nº 371 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de equipes de Saúde da Família, equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de
Saúde (SCNES).

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 15/03/16, página 24.

Portaria Nº 311 - Credencia ESF

Credencia Municípios a receber os incentivos de custeio às Equipes de Saúde da Família que possuem profissionais médicos do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo ao o DOU de 07/03/16, página 69.

terça-feira, 15 de março de 2016

segunda-feira, 14 de março de 2016

Notícias - Webconferência

CONVITE

                   
 PROGRAMAÇÃO EM HOMENAGEM À MEMÓRIA DE SONY 


Web Conferência


Reiniciando as nossas atividades educativas, e dando continuidade ao “Programa de Ampliação do Conhecimento,” a Coordenação Estadual de Saúde da População Negra em parceria com a REDE NUTES/UFPE, convida você para participar no dia 15 de Março de 2015, das 14:00 às 15:00 horas, pontualmente, da Web aula em homenagem à memória de Sony Santos: “REFLEXÕES E VIVÊNCIA COM O RACISMO”, que será proferida por VERA BARONI, da WIALA MUKAJI – Associação de Mulheres  Negras de Pernambuco. 

Para participar, basta acessar o endereço: 

www.redenutes.ufpe.br e solicitar seu cadastro.


Quaisquer dúvidas ligar:

.REDE NUTES: 81 – 21263912/21263910 – Michel Melo.

.Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra:

 81 – 31840446/ 0578/ 0616 – Miranete Arruda/ Gerusa Guerra/ Luiz Valério.

Multiplique esta informação.



Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
 Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
 Diretoria de Políticas Estratégicas
Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra

Notícias - Saúde da População Negra

INFORME

“O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se em 21 de março em referência ao Massacre de Sharpeville. 

Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos.

Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial”.

A Coordenação Estadual de Saúde da População Negra irá realizar a programação abaixo relacionada, em alusão a importante data:


Dia 16 de Março – Reunião do Comitê Estadual de Saúde da População Negra, no auditório do 

HEMOPE, pela manhã, das 08 às 12hs.

Dia 18 de Março – Apresentação da Política Estadual de Saúde da População Negra ao Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, das 08:30 às !3hs na sede do Pró Rural

Dia 21 de Março – Seminário sobre OS DANOS DO RACISMO À SAÚDE MENTAL, cuja palestrante será a Psicóloga Dra Paula Fonseca. Será realizado na Sede do Conselho Regional de Enfermagem, das 08 às 12hs, para profissionais de Enfermagem.

Dia 23 de Março – CINE SES: exibição de filmes em alusão ao dia 21 de Março, “O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”  no hall da Secretaria Estadual de Saúde, às 08hs.

Dia 05 de Abril – Vídeo Conferência sobre OS DANOS DO RACISMO À SAÚDE MENTAL, cuja palestrante será a Psicóloga Dra Paula Fonseca. Será transmitida do Auditório da SES, para as 12 GERES, das 09 às 12hs. 

                                                PARTICIPEM E DIVULGUEM AMPLAMENTE!

Miranete Trajano de Arruda

Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra

quarta-feira, 9 de março de 2016

Notícias - Monitoramento DDA

Diante da continuidade do aumento de casos de gastroenterite em Pernambuco, segue Painel Semanal de Monitoramento de Doença Diarreica Aguda (Corredor Endêmico) da SE 08 com ALERTA desse aumento e informações técnicas para orientar as ações de vigilância e subsidiar ações de prevenção e controle.

Para acessar o Monitoramento clique no link abaixo:


terça-feira, 8 de março de 2016

Informe MS - Aleitamento Materno





AB contribui para que Brasil seja referência mundial em aleitamento materno

03/03/2016

O Brasil foi reconhecido nesta quarta-feira, 02, pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela revista científica britânica The Lancet como referência mundial em amamentação. A publicação lançou uma série que analisou dados de aleitamento materno em 153 países e considerou o país em posição de destaque em relação a nações de alta renda como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha e China, em função das políticas públicas adotadas há pelo menos 30 anos.
Entre as ações brasileiras ressaltadas pela publicação, está a regulamentação da Lei de Amamentação, assinada em novembro de 2015, que limita a comercialização de substitutos do leite materno; a licença maternidade de 4 a 6 meses; os processos sistemáticos de certificação dos hospitais Amigos da Criança, assegurando padrões de qualidade e treinamento constante de profissionais de saúde; e, uma inovadora rede de bancos de leite humano em mais de 200 hospitais que garantem a amamentação como prática.
Além das políticas públicas e do aprimoramento do atendimento nos hospitais, o Ministério da Saúde tem investido na capacitação dos profissionais da Atenção Básica nas ações voltadas para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação complementar saudável. A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), publicada pela Portaria nº 1.920, de 5 de setembro de 2013, tem como objetivo qualificar as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade, aprimorando as competências e habilidades dos profissionais de saúde da atenção básica, consequentemente melhorando o processo de trabalho das equipes multiprofissionais. De 2013 a 2015, foram qualificados mais de 20 mil profissionais, registrando um crescimento de 354,2% no período.
“Em 2008, 41% das crianças brasileiras já eram amamentadas até os seis meses de vida, de forma exclusiva, e devido às nossas ações, campanhas, políticas e investimentos esse número só vem crescendo, o que é um motivo de comemoração e satisfação para todos nós”, comemorou o ministro da Saúde, Marcelo Castro durante o evento de lançamento da série da revista The Lancet, que ocorreu na sede da OPAS, em Brasília.

Rede de doações e suporte à amamentação

A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) é uma das iniciativas que rendeu ao Brasil, reconhecimento especial da OPAS e da revista científica britânica The Lancet. Dentre os 292 bancos de leite humano existentes no mundo - implantados em 21 países das Américas, Europa e África - 72,9% deles estão no Brasil (213).

Essas unidades beneficiaram, entre 2008 e 2014, 88,5% (cerca de 11 milhões) de todas as mulheres assistidas no planeta e contaram com o apoio de 93,2% das doadoras de leite (1,1 milhão de brasileiras). As mulheres brasileiras foram responsáveis por 89,2% da coleta dos 1,1 milhão de litros de leite doados e beneficiaram 79,1% de todos os recém-nascidos atendidos nesses espaços, tornando o Brasil no país que registra o maior número de doadoras de leite humano do mundo.

Outra estratégia para incentivo a amamentação adotada pelo Ministério da Saúde, desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é a certificação de hospitais que cumprem os chamados “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”. O certificado “Hospitais Amigos da Criança” conta atualmente com 326 instituições em todas as Unidades da Federação, garantindo incentivos financeiros às unidades que mantém assistência humanizada e qualificada às mães e aos bebês.

Para incentivar as brasileiras a manterem a amamentação após o fim da licença maternidade, o Ministério de Saúde implantou, em 2015, a ação Mulher Trabalhadora que Amamenta. A iniciativa possui três eixos fundamentais: licença-maternidade de seis meses, implantação de creches nos locais de trabalho ou convênio com creches próximas, e a criação de salas de apoio à amamentação dentro do ambiente de trabalho. A meta inicial para 2015, de certificar 50 salas de apoio em empresas de todo o Brasil, foi superada em 100%, chegando a 101 salas (o dobro do previsto inicialmente) que beneficiam até 70 mil mulheres em idade fértil. Para 2016, o objetivo é certificar outras 75 salas.

Todas estas ações ajudaram o Brasil a atingir a meta do Objetivo do Milênio (ODM) número 4, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), de reduzir em dois terços até 2016 a mortalidade de crianças menores de cinco anos, três anos antes do prazo. A queda dessa taxa foi de 77% em 22 anos, passando de 62 mortes para cada mil nascidos vivos em 1990 para 14 mortes para cada mil nascidos vivos em 2012.
Benefícios 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês sejam alimentados exclusivamente pelo leite da mãe até os seis meses e que a amamentação continue acontecendo, junto com outros alimentos, por até dois anos ou mais.

Segundo os estudos da série The Lancet, crianças que são amamentadas por mais tempo têm melhor desenvolvimento intelectual (um aumento médio de 3 pontos no QI), o que pode melhorar o desempenho escolar e, a longo prazo, aumentar a renda. Além disso, a cada ano que uma mãe amamenta, o risco de desenvolvimento de câncer de mama invasivo é reduzido em 6%.

“A criança que recebe o devido aleitamento materno fica melhor preparada para a vida. Tem mais estabilidade emocional, fica mais amorosa, desenvolve um caráter e uma personalidade mais forte e se torna em uma pessoa mais saudável no futuro. O aleitamento materno é, portanto, uma grande solução, tanto física quanto psicologicamente, para o desenvolvimento de uma criança em todas as etapas da vida”, completa o ministro da Saúde.

Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarreias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido e fica menos tempo internado. O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e colesterol. O benefício também se estende à mãe, que perde peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, o que diminui risco de hemorragia e anemia.

Além disso, uma série de evidências científicas mostra que o leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a OMS e a Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas por ano devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva. O leite materno tem tudo o que a criança precisa até os seis meses, inclusive água.

Estudo piloto
O Ministério da Saúde está realizando um estudo piloto no Distrito Federal para validar o monitoramento das práticas de alimentação infantil nos municípios por meio de inquéritos telefônicos. Os resultados parciais desse estudo, relativos à capital federal, mostram evolução favorável da amamentação exclusiva em crianças menores de seis meses, de 50% para 65,8%, entre 2008 e 2014. A pesquisa também constatou que o percentual de mães que continuam amamentando seus bebês dos nove aos 12 meses aumentou de 65,4% em 2008 para 76,2% em 2014.

Notícias - Informe Arboviroses

A Gerência de Prevenção da Dengue e da Febre Amarela (SEVS/PE) divulga o Informe Epidemiológico sobre Arboviroses SE Nº 09.

Para acessar o Informe clique no link abaixo:

terça-feira, 1 de março de 2016

Notícias - Informes Epidemiológicos Nº 06 / SE 08

Divulgamos os Informes Epidemiológicos da Dengue, Chikungunya e Zika Nº 06/ SE 08. Para acessá-los clique nos links abaixo:

Informe Epidemiológico - Dengue
Informe Epidemiológico - Chikungunya
Informe Epidemiológico - Zica


Notícias - Nota Técnica

Divulgamos a Nota Técnica nº 03/2016 que trata de recomendações da Coordenação Geral de Atenção Domiciliar em relação à atuação dos profissionais dos SERVIÇOS DE ATENÇÃO DOMICILIAR na situação de emergência decretada em relação às arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika.

Para a cessar a nota técnica clique no link abaixo: