terça-feira, 8 de novembro de 2016

Informe MS





Abertas as inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família

03/11/2016

Os profissionais da área médica que trabalham na Atenção Básica podem se inscrever para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaude) até dia 25 de novembro. O programa conta com financiamento dos Ministérios da Saúde e da Educação e o apoio da Sociedade de Medicina de Família e Comunidade, Associação Brasileira de Educação Médica e Universidade Aberta do SUS.
A grade foi proposta pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e terá a coordenação acadêmica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A especialização será oferecida na modalidade semipresencial e oferecerá 200 vagas em todo o território nacional com a parceria de 19 instituições associadas.
Na avaliação da equipe do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), “O mestrado profissional tem como objetivo qualificar a atuação docente dos profissionais que fazem parte das equipes de Saúde da Família. Além de melhorar a formação do médico, a pesquisa realizada nos dois anos de curso tem ligação direta com o serviço, com a prática. A especialização é também voltada para quem pensa em carreira acadêmica”.
Criado em 2015, o ProfSaude é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, destinado a formar profissionais para atender a expansão da graduação e pós-graduação em medicina, conforme determina a lei que institui o Programa Mais Médicos.
O mestrado profissional terá como foco o desenvolvimento do ensino na área da saúde, com temas relacionados à educação médica, medicina de família e comunidade e saúde coletiva, além de outros assuntos importantes para a formação na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso reafirma o compromisso de garantir docentes e preceptores bem preparados para atuarem nos cursos de medicina, em especial os autorizados a partir da criação do Programa Mais Médicos no ano de 2013.
A seleção
Os candidatos serão avaliados por meio de três etapas. Na primeira, será aplicada a prova de inglês (eliminatória). Já a segunda etapa será a de conhecimentos específicos (eliminatória e classificatória) e, por fim, ocorrerá análise de currículo, bem como da carta de intenção e prova oral. Para maiores informações, acesse o edital.