quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Informe MS





VII Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica

18/10/2016

Discutir o aprimoramento da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é o objetivo do encontro que reúne, a partir de hoje (18), em Brasília, 240 gestores estaduais e municipais, representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), além de profissionais e gestores da Atenção básica.

O evento, que acontece pelo menos uma vez ao ano desde 2012, é uma iniciativa do Departamento de Atenção Básica (DAB). Nesta edição, será estabelecido um processo de consulta qualificada ao conjunto de atores sociais que atuam na construção da Atenção Básica para propor, a partir da reflexão e vivência, elementos de reflexão sobre a PNAB. O encontro acontece até quinta-feira (20/10).

As mesas de debates serão divididas em três eixos temáticos. Os temas são: a “Gestão da Atenção Básica” e os elementos envolvidos em sua atuação, como território, composição de equipes e gestão do trabalho. “Formação e Educação Permanente em Saúde” e “Atenção Básica como Coordenadora do Cuidado e Ordenadora da Rede” também são eixos propostos.

Organização

O fórum deste ano propõe uma metodologia diferente para que os participantes tenham oportunidade de discutir minuciosamente todos os eixos temáticos propostos pelo evento e ainda produzam um documento propondo soluções para os desafios apresentados. Ao estabelecer que o processo de discussão aconteça em grupos pequenos, com oito pessoas, de forma simultânea, o método garante o aumento do tempo de fala e maior dinamismo.

Os documentos com os consensos estabelecidos no processo de debate no fórum servirão como subsídio para as discussões de revisão da PNAB na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Hoje pela manhã, as equipes técnicas do DAB participaram de uma palestra sobre a organização do fórum. O método escolhido para coordenar o evento foi o "Café Mundial". Essa metodologia permite maior interação entre os participantes do que as tradicionais por meio de grupos de discussão e plenária.