quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Notícias - Vídeos PMAQ



O Ministério da Saúde disponibiliza vídeos sobre o PMAQ que poderão esclarecer muitas dúvidas:



Tutorial Pmaq - Passo a passo para a adesão ao 3º Ciclo

Tutorial de acesso ao Sistema de Adesão ao PMAQ AB - Como Acessar



Pmaq - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Divulgando!!




Trabalhadores, gestores e professores!
Estão abertas as inscrições para o Concurso Prêmio InovaSUS 2015. O prêmio busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS.
Nesta edição, o Concurso apresenta dois editais distintos: um premia projetos de Gestão da Educação na Saúde, nas modalidades Educação Permanente em Saúde para o SUS e Integração Ensino-Serviço(Edital I); e o outro, experiências e projetos na Gestão do Trabalho na Saúde (Edital II). Ao todo serão premiados 62 projetos e experiências contemplados com prêmios de valores entre 60 mil e 300 mil reais.

O Prêmio InovaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)


Inscrições: 02 de outubro e 02 de novembro

Mais informações:
acesse o site da SGTES/Prêmio InovaSUS (clique aqui).

Anote na agenda: bate-papo virtual sobre o Edital Gestão da Educação na Saúde – 15/10/2015 às 10h. O bate-papo poderá ser acompanhado na Comunidade de Práticasclique aqui. Visite a página com 15 minutos de antecedência.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Informe MS - PMAQ






Começa a adesão do 3º ciclo do PMAQ

16/10/2015

O processo de adesão ao 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) tem início nesta sexta-feira (16), pelo Departamento de Atenção Básica (DAB/MS). A adesão pode ser feita até o dia 30 de novembro de 2015.
No próximo dia 26 o processo de adesão estará disponível para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
O novo ciclo vem com mudanças que simplificam o processo de contratualização, além de trazer revisões no desenho geral do Programa, a implantação do Sistema eletrônico da AMAQ e alterações no processo de certificação das equipes. Saiba mais sobre todas as novidades do 3º ciclo
Para fazer a adesão, basta acessar o Portal do Gestor e seguir os passos descritos. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Outubro Rosa - Seminário de Atenção Integral à Saúde da Mulher




A Secretaria Estadual de Saúde - SES/PE, através da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, realizará o Seminário Atenção Integral à Saúde da Mulher”, dia 27 de outubro, dia em que também é comemorado o Dia Estadual de Combate ao Câncer do Colo do Útero, com o objetivo de  apresentar para as servidoras das Secretarias de Estado, cuidados gerais com a saúde da mulher com ênfase à prevenção do câncer do colo do útero e controle do câncer de mama.
As servidoras das secretarias ligadas ao Governo do Estado, estão convidadas a participarem desse evento.

- Atenção Integral à Saúde da Mulher
- Data: 27 de outubro de 2015
- Hora: 9:00 às 12:00h
- Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Auditório Tabocas



PROGRAMAÇÃO:

9:00 – 9:30h - Abertura

9:30 – 10:00h - Orientações Gerais sobre Saúde da Mulher

Dra. Maria Carolina Valença Rygaard – Ginecologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis – Regional Pernambuco.

10:00 – 10:30h – Tirando Dúvidas sobre o Câncer do Colo do Útero

Dra. Letícia Maria Correia Katz – Ginecologista, Presidente da Sociedade Brasileira de Citopatologia e Gerente de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde.

10:30 – 11:00h – Tirando Dúvidas sobre o Câncer de Mama

Dr. Marcos Antônio Araújo Almeida – Mastologista - Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Pernambuco.

11:00 – 11:30h – Os participantes com a palavra

11:30 – 11:50h – Apresentação Cultural “Grupo Sabedoria de Vida”

11:50 – 12:00h – Encerramento

Maiores informações: 81 3184-0603/0606.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Informe MS - Adiado processo de adesão ao 3º Ciclo







Processo de adesão ao PMAQ acontecerá nos próximos dias

13/10/2015

Devido à necessidade de ajustes, o Departamento de Atenção Básica (DAB) dará início ao processo de adesão ao 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) nos próximos dias, e não hoje (13), como previsto.
Gestores e equipes que desejam fazer a adesão deverão acompanhar as notícias do Portal do DAB, que logo informará sobre os procedimentos para a ação, a ser feita no Portal do Gestor, no link http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab/.
Poderão aderir ao Programa as equipes de Saúde da Família, atenção básica parametrizadas, saúde bucal e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). A novidade é que também será possível a adesão dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
Novidades
A nova fase vem com mudanças que simplificam os processos de adesão e contratualização, além de trazer revisões no desenho geral do Programa, a implantação do Sistema eletrônico da AMAQ e alterações no processo de certificação das equipes. Saiba mais sobre elas aqui.
---
Conheça também a comunidade do PMAQ na Comunidade de Práticas e o perfil da rede virtual no Facebook.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Informe MS - 3º Ciclo PMAQ






3º ciclo do PMAQ: novidades

08/10/2015


O Departamento de Atenção Básica (DAB) dará início ao processo de adesão ao 3º Ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que trará novidades.
A nova fase vem com mudanças que simplificam os processos de adesão e contratualização, além de trazer revisões no desenho geral do Programa, a implantação do Sistema eletrônico da AMAQ e alterações no processo de certificação das equipes. Confirma algumas delas:
  • Mudança no Desenho geral do Programa
O PMAQ-AB é agora composto por 3 (três) Fases e um Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento que compõem um ciclo. Cada ciclo ocorrerá a cada 24 meses, e o Eixo Transversal contará com os seguintes elementos:
• I - autoavaliação
• II - monitoramento
• III - educação permanente
• IV - apoio institucional
• V - cooperação horizontal (presencial e/ou virtual);

  • Sistema eletrônico da AMAQ, que permitirá:
• O registro dos resultados da autoavaliação realizada com a AMAQ-AB;
• Monitoramento das autoavaliações realizadas, por meio dos relatórios com classificação das dimensões e subdimensões; e
• Construção da Matriz de Intervenção a partir das necessidades identificadas

  • Certificação das equipes
A classificação das equipes contratualizadas será de acordo com seguintes desempenhos:

I- Ótimo
II- Muito Bom
III- Bom
IV- Regular
V- Ruim
A classificação também levará em conta as notas mínimas pré-estabelecidas para cada conceito. As equipes que não alcançarem um conjunto de padrões mínimos de qualidade considerados essenciais serão automaticamente certificadas com desempenho ruim. E, para a equipe ser classificada com o desempenho ótimo, além de obter uma nota mínima, deverá alcançar um conjunto de padrões considerados estratégicos.
Adesões
Hoje, estão aderidas ao Programa equipes de Saúde da Família, atenção básica parametrizadas, saúde bucal e também Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
O início do período de adesões está previsto para a primeira quinzena de outubro, portanto, os gestores e equipes que tenham interesse na adesão devem acompanhar o Portal do Dab para obter mais informações em breve.
---
Conheça também a comunidade do PMAQ na Comunidade de Práticas e o perfil da rede virtual no Facebook.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Informe MS - Sistema Eletrônico AMAQ







DAB lança o sistema eletrônico da AMAQ

06/10/2015

Equipe responsável pelo desenvolvimento do AMAQ

O Departamento de Atenção Básica (DAB) lança hoje (7), oficialmente, o sistema eletrônico de Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (AMAQ). O instrumento avaliativo acaba de passar por alterações validadas em portaria que confirma o 3º ciclo do PMAQ, além de abrir portas para o período de adesão ao Programa, previsto para o dia 13 de outubro.

Entendendo que os processos autoavaliativos na atenção básica devem ser contínuos e permanentes, a ferramenta eletrônica AMAQ busca facilitar a realização da autoavaliação, tendo como objetivos principais:

• Auxiliar no registro dos resultados da autoavaliação realizada com o instrumento AMAQ;
• Disponibilizar relatórios da autoavaliação considerando a classificação nas Dimensões e Subdimensões a partir das respostas inseridas na ferramenta;
• Facilitar o monitoramento das autoavaliações.

Com a nova ferramenta, torna-se ainda mais importante a atualização do cadastro do responsável de equipe (AB/SB, NASF e CEO) no Portal do Gestor. O gestor municipal é o responsável pela atualização e cadastro dos profissionais, contribuindo para uma maior autonomia e acesso a informações da equipe.

Mais informações no seguinte link: http://pmaq.lais.huol.ufrn.br/amaq/ 

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Informe MS - 3º Ciclo PMAQ






Período de adesão ao 3º Ciclo do PMAQ está próximo

05/10/2015

O processo de adesão ao 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) está previsto para o dia 13 de outubro. A novidade vem com a publicação da portaria que confirma o novo ciclo e revisa as normas relativas ao Programa.
Os gestores e equipes que quiserem aderir ao PMAQ devem acompanhar o Portal do DAB, pois em breve o Departamento de Atenção Básica publicará mais informações.

Portaria
documento que aprova a revisão das normas relativas ao programa, como a ampliação de 18 para 24 meses entre um ciclo e outro, entre outras mudanças, foi publicado nesta segunda o Diário Oficial Da União.
Entre elas, a criação do Eixo Estratégico Transversal de Desenvolvimento, composto por autoavaliação, monitoramento, educação permanente, apoio institucional e cooperação horizontal.
Também passaram por ajustes os instrumentos avaliativos do Programa (AMAQ e instrumento de avaliação externa) e os indicadores de saúde, visando maior correspondência entre si, com a fase de desenvolvimento e com elementos que promovam a melhoria do acesso e da qualidade.

PMAQ CEO

Além da portaria que aprova as novidades do PMAQ-AB, foi publicada a que dispõe sobre a implantação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO). Ela vem com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade nesses Centros, permitindo maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção especializada em saúde bucal. Mais informações serão divulgadas em breve.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Informe MS - ACS e ACE






Portaria orienta sobre curso para ACS e ACE

01/10/2015

Foi publicada na segunda-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 243 que dispõe sobre o Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
A portaria regulamenta os parâmetros do art. 5º da lei 11.350/2006, que dispõe sobre a necessidade de curso introdutório para o exercício profissional dos agentes. Nesse sentido, o Ministério da Saúde apoiará estados e municípios no processo de regularização dos agentes de saúde com suporte técnico para oferta dos cursos nos territórios.
A participação integral no Curso Introdutório habilitará o interessado ao exercício da atividade de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) capacitando-o ao conhecimento das normas e instrumentos essenciais à sua atuação cotidiana no controle ambiental, de riscos e danos à saúde, de promoção à saúde e à responsabilidade no desempenho de função pública.
O curso introdutório disposto pela portaria prevê carga horária mínima de 40h e configura-se como importante estratégia de regularização profissional dos ACS e ACE, reforçando o compromisso do Governo Federal em qualificar sua atuação e fortalecer o trabalho dessas categorias profissionais.

Fonte: SGTES