quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Informe MS - SISAB






DAB emite Nota Técnica sobre alimentação dos sistemas de informação pelos profissionais das equipes de Atenção Básica

25/08/2015

O Departamento de Atenção Básica acaba de emitir uma Nota Técnica sobre a alimentação do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) pelos profissionais das equipes.

Ao citar artigos da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e da Carta de Direitos do Cidadão no SUS, que destacam a importância da alimentação dos dados nos sistemas nacionais de informação e das atribuições comuns a todos os profissionais, a Nota Técnica esclarece que o município tem autonomia para definir quem serão os responsáveis pela digitação dos dados no sistema de informação. No entanto, quando essa atribuição competir aos profissionais das equipes, estes deverão ser responsáveis pela digitação de sua própria produção, ou seja, o Ministério da Saúde não recomenda que a digitação da produção de um profissional seja realizada por outro profissional da equipe. Assim, por exemplo, o agente comunitário de saúde ou o técnico de enfermagem não deve digitar a produção do médico ou do enfermeiro.

Em relação ao uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), quando a equipe utiliza o PEC, é o próprio profissional que realiza o atendimento que deverá inserir as informações no prontuário, nos espaços predeterminados para isso. O PEC gera as informações que deverão ser transmitidas para o Sisab a partir do registro do atendimento – que, por questões éticas e de confidencialidade, assim como em função do acesso restrito ao prontuário, só poderá ser feito pelo profissional que o realiza.

A nota reforça que a digitação da ficha no sistema é obrigatória, por isso, a gestão municipal deverá garantir a disponibilidade de equipamentos para a digitação. Não há ordem de prioridade no envio de dados, mas é importante que os dados sejam enviados o quanto antes, considerando o prazo para envio de dados de cada equipe dentro da competência correspondente, sob pena de suspensão do repasse de recursos.

Acesse a Nota Técnica na íntegra aqui.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Portaria Nº 1.227 - Suspende Recursos

PORTARIA No- 1.227, DE 18 DE AGOSTO DE 2015 

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal nos Municípios com ausência de alimentação do SIAB ou do SISAB. 

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e Considerando a Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011 que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS); 

Considerando o disposto na Portaria nº 3.462/SAS/MS, de 11 de novembro de 2010, que estabelece critérios para alimentação dos Bancos de Dados Nacionais dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde; 

Considerando a Portaria nº 1.412/GM/MS, de 10 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), e suas alterações; 

Considerando a Portaria nº 534/SAS/MS, de 23 de junho de 2015, que altera o Anexo da Portaria nº 14/SAS/MS, de 7 de janeiro de 2014, que institui os prazos para o envio da base de dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB); 

Considerando os esforços do Ministério da Saúde pela transparência nos repasses de recursos para a Atenção Básica e a responsabilidade pelo monitoramento da utilização dos recursos da Atenção Básica transferidos para Municípios e Distrito Federal; e

Considerando a não alimentação por três meses consecutivos, relativos aos meses de março, abril e maio de 2015, do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) ou do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), resolve: 

Art. 1º Fica suspensa a transferência de incentivos financeiros relativa à competência financeira junho de 2015, referente ao número de Equipes de Saúde da Família e de Equipes de Saúde Bucal, que não alimentaram o SIAB ou o SISAB (e-SUS AB), aos Municípios relacionados no anexo a esta Portaria. 

Art. 2º Os Municípios poderão solicitar os créditos retroativos desde que observadas às disposições da Portaria nº 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011 (Anexo I, subitem 3 do capítulo "Sobre o processo de implantação, credenciamento, cálculo dos tetos das equipes de atenção básica e do financiamento do bloco de atenção básica" e Anexo III - "Formulário de Solicitação Retroativa de Complementação do Repasse dos Incentivos Financeiros"). 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

ARTHUR CHIORO 


ANEXO 

Número de Equipes de Saúde da Família (eSF) e de Equipes de Saúde Bucal (eSB) com recurso suspenso, por município.

 
Para melhor visualização clique na imagem.

Informe MS





Saúde seleciona boas práticas de assistência à pessoa idosa

19/08/2015

A Coordenação-Geral da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) está em busca de experiências exitosas na assistência a brasileiros e brasileiras com 60 anos ou mais. Os municípios que desenvolvem atividades com esse público e queiram participar do levantamento devem inscrever seu relato no Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. O objetivo da iniciativa, que faz parte da agenda anual da Cosapi e está em sua terceira edição, é conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados nesse campo.
As 12 experiências selecionadas serão divulgadas no site http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br, que reúne relatos de edições anteriores da premiação. Além disso, os trabalhos também serão apresentados em evento a ser realizado em novembro ou dezembro, em Brasília, contando com a presença de coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa estaduais, de capitais e de municípios acima de 500 mil habitantes, além de representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde, da Opas, do Conass e do Conasems, entre outras entidades. Na ocasião, os selecionados receberão premiação simbólica, por meio de entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa no âmbito do SUS.
O prazo para inscrição de trabalhos vai até 28 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no sitehttp://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/inscricoes-2015. As experiências serão avaliadas por um comitê formado por gestores, pesquisadores, representantes de entidades de controle social e representantes de instituições que trabalham com o tema. A avaliação levará em conta: o alinhamento da experiência com os princípios e diretrizes do SUS, especialmente relacionada à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa; o caráter inovador; sua reprodutibilidade; e a relevância dos resultados, considerando, ainda, a distribuição regional dos selecionados.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Notícias - Atenção para o encerramento do prazo para recurso PMAQ

Nota do MS:

Com base na lista final de certificação, os municípios terão até o dia 14/08/2015 para a interposição dos recursos, que devem ser embasados no relatório descritivo e nas notas metodológicas (ver abaixo).

Os recursos devem ser impressos, assinados e encaminhados por via postal, com aviso de recebimento (AR) para o seguinte endereço: Coordenação-Geral de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, SAF Sul – Quadra 2, Lotes 5/6, Edifício Premium, Torre II, subsolo (auditório), sala 7, CEP: 70.070-600, Brasília/DF.

Mais informações e o formulário estão disponíveis em: PMAQ – RECURSOS ADMINISTRATIVOS

Informe MS





SVS e SAS buscam apoio dos profissionais de saúde na execução da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma, para o ano de 2015

12/08/2015


Para dar maior visibilidade à “III Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma”, lançada na segunda-feira (10) pelo Ministério da Saúde, a Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGDHE/SVS/MS), em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), está mobilizando os profissionais de saúde a realizarem atividades para identificação e tratamento precoce de casos dessas doenças.
Entre as ações previstas estão: identificar casos novos de hanseníase, por meio da utilização da ficha de autoimagem; reduzir a carga parasitária de geo-helmintos por meio do tratamento quimioprofilático com albendazol; e realizar busca ativa de casos de tracoma por meio do exame ocular externo, tratamento dos casos positivos e seus comunicantes.
As atividades da campanha, que vai até 31 de outubro, ainda contemplam ações de educação em saúde com professores, escolares e a comunidade. Para tanto, serão disponibilizados materiais didáticos confeccionados pelo Ministério da Saúde.
O público-alvo abrange os escolares do ensino fundamental, na faixa etária de 5 a 14 anos, matriculados em escolas públicas nos municípios prioritários para essa ação, ou seja, municípios que possuem alta carga dessas doenças ou maior vulnerabilidade.
O Ministério da Saúde espera que a participação dos profissionais na campanha possa contribuir para a redução do risco de transmissão em áreas silenciosas e especialmente nas áreas endêmicas, como forma de avançar no processo de controle e eliminação desses agravos como problemas de saúde pública no país.
Resultados da Campanha 2013 e 2014
Em 2013, em sua primeira edição, a campanha foi realizada em 21.745 escolas distribuídas em 852 municípios, localizados em 25 estados. Mais de 3,7 milhões de escolares receberam o formulário de autoimagem. Destes, 242 mil foram encaminhados para avaliação nas unidades de saúde e 291 casos foram confirmados como hanseníase. Para geo-helmintíases, foram tratados mais de 2,8 milhões de escolares; já para o tracoma, foram identificados 2.223 casos positivos, em 34 municípios.
No ano de 2014, participaram da ação 1.944 municípios, nos 27 estados. Foram examinados 199.087 escolares e, destes, 354 casos de hanseníase foram confirmados. Para geo-helmintíases, foram tratados mais de 4,7 milhões de escolares, enquanto, para o tracoma, foram confirmados 25.173 casos positivos, em 489 municípios.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Informe MS

Prezado (a) gestor (a),

Com o objetivo de promover a informatização dos ambientes de saúde do país para, de forma efetiva, estabelecer o Projeto e-SUS do Ministério da Saúde, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) executará uma Ata Nacional de Registro de Preços. Por meio dessa ata, espera-se proporcionar aos interessados maior facilidade e agilidade na aquisição de equipamentos de TI, bem como a padronização adequada às necessidades de operacionalização dos softwares do SUS.

Visando um planejamento transparente e apropriado desse processo, é importante que os estados e municípios registrem sua “Manifestação de Interesse”, por meio do FormSUS. O formulário está disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=20511.

Atenciosamente,

NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação

Informe MS - EAD sobre PBF





Abertas inscrições para EAD sobre PBF na Saúde

10/08/2015


A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/SAS/DAB/MS), em parceria com o Datasus, acaba de abrir as inscrições para o curso de educação a distância (EaD) sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. As inscrições são realizadas no site http://universus.datasus.gov.br e vão até o dia 12 de agosto, ou até completar o número máximo de 600 participantes.
A capacitação é destinada aos profissionais que atuam junto aos estados e municípios na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias do programa. Essa será a sexta turma de 2015 e a primeira deste semestre, no qual serão oferecidas ainda mais quatro turmas.
As turmas do segundo semestre de 2015 vão ser realizadas de acordo com o calendário a seguir:
6ª Turma: 10 a 14/08
7ª Turma: 21 a 25/09
8ª Turma: 19 a 23/10
9ª Turma: 09 a 13/11
10ª turma: 30/11 a 04/12
Para este semestre, o módulo 4 do curso foi atualizado em virtude da inclusão de novas funcionalidades no sistema de gestão do PBF na saúde para a 2ª vigência de 2015:
1) habilitação do registro dos dados nutricionais de homens que são responsáveis familiares;
2) identificação das famílias beneficiárias residentes em comunidades quilombolas e geração de relatórios sobre o acompanhamento de indígenas e quilombolas;
3) identificação dos beneficiários que foram informados como falecidos na vigência anterior; e
4) integração da base de dados do e-SUS Atenção Básica (AB) com o Sistema de Gestão do PBF na Saúde.
No primeiro acesso ao curso, os alunos podem aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, trocar experiências com os colegas de turma e visitar a biblioteca.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Informe MS





Pesquisa com 65 mil participantes define a primeira publicação Retratos da Atenção Básica

30/07/2015

Já está disponível on-line o primeiro volume temático dos Retratos da Atenção Básica. A publicação é resultado da coleta de dados da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq-AB). Assim, o Departamento de Atenção Básica (DAB) torna públicos os resultados do primeiro ciclo do Pmaq-AB, a partir de um conjunto de relatórios temáticos, com base na avaliação das equipes no programa.
A avaliação externa contou com a parceria de 45 instituições de ensino e pesquisa (IEPs) brasileiras de reconhecida experiência em pesquisas avaliativas. Foram realizadas 65.391 entrevistas com cidadãos brasileiros que utilizam os serviços de saúde ofertados pelas equipes de Atenção Básica e avaliadas 17.482 equipes de saúde do Brasil que aderiram ao primeiro ciclo do programa, que teve início em 2011 e foi concluído em 2012.
O volume referente à Satisfação do Usuário da Atenção Básica e está dividido em dois livros. O primeiro está relacionado ao acesso aos serviços, ações de saúde e participação do usuário, enquanto o segundo aborda os programas e as redes prioritárias do Ministério da Saúde (MS). Os demais volumes temáticos trarão as variáveis relacionadas à gestão da atenção básica e às equipes de atenção básica e serão oportunamente divulgados.
A publicação do relatório faz parte das ações do MS para garantir a transparência dos resultados alcançados, a participação e o controle social. Além de promover a responsabilidade sanitária dos trabalhadores e gestores de saúde com a melhoria das condições de saúde e a satisfação dos usuários, o relatório permite o acompanhamento das ações e dos resultados do Pmaq-AB pela sociedade.
A divulgação dos resultados do Pmaq-AB iniciou com a disponibilização dos relatórios descritivos, que trazem os resultados do primeiro e do segundo ciclo do programa e podem ser acessados no portal do gestor do DAB. Também estão disponíveis, no site do DAB, os microdados do primeiro ciclo do PMAQ com os resultados de todas as variáveis avaliadas no instrumento de avaliação externa.
O objetivo da divulgação do material, portanto, é auxiliar e subsidiar gestores e trabalhadores da Saúde no planejamento de ações e nas reflexões de seus processos de trabalho, contribuindo assim para o fortalecimento da Atenção Básica, no seu papel protagonista de produção e gestão do cuidado integral em rede.
As publicações já estão disponíveis no site do DAB:


Notícias - Saúde Digital




Estão abertas as inscrições para o II Fórum Norte-Nordeste de Saúde Digital, promovido pelo Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco - NUTES-HC/UFPE. O evento acontece nos dois últimos dias da HOSPITALMED, maior feira de produtos e serviços do setor de saúde da região, que será realizada de 2 a 4 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco.


Com o tema Infraestrutura, Gestão e Decisão para Universalização da Telessaúde, a segunda edição do Fórum vai reunir gestores, profissionais, estudantes, pesquisadores, representantes de instituições, empresas e núcleos de telessaúde de todo o país para trocar experiências e conhecimentos, apresentar casos de sucesso e debater temáticas contemporâneas com foco na inovação tecnológica dos setores público e privado da saúde. Na programação está prevista também a realização do 7º Encontro da Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco, a RedeNUTES, que vai debater a saúde digital na saúde pública e o desenvolvimento da telessaúde no Norte e Nordeste.


INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na página do evento até o dia 31 de agosto (preços promocionais até 16 de agosto). Após o dia 31 as inscrições serão feitas apenas no local do evento, com novos valores. Membros RedeNUTES são isentos de taxa de inscrição.


SUBMISSÃO DE TRABALHOS - ÚLTIMA PRORROGAÇÃO
Foi prorrogado até o dia 12 de agosto o prazo para submissão de resumos para apresentação de relatos de experiência, revisões da literatura e pesquisas em formato de pôsteres eletrônicos. Os trabalhos selecionados receberão apoio para participar do evento. 


PREMIAÇÃO
Prêmio Saúde Digital vai eleger o melhor trabalho apresentado no evento e o município/profissional mais participativo nos serviços de telessaúde da RedeNUTES .


Todas os detalhes e informações como programação completa, inscrições e regras para submissão de trabalhos estão disponíveis na página oficial do evento. Clique aqui para acessar.



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Portaria Nº 1.113 - e-SUS

Altera o § 3o do art. 3o da Portaria Nº 1.412/GM/MS, de 10 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação para a Atenção Básica (SISAB).

Você pode acessar a portaria na íntegra através do link abaixo ou do DOU de 03/08/2015, página 123.

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGS241bk9mTFBRSGpLX0NRSVVYVFJYQmtsRXpJ/view?usp=sharing

Portaria Nº 174 - Mais Médicos

Divulga a lista dos nomes e respectivos registros únicos de médicos intercambistas participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Você pode acessara portaria na íntegra através do link abaixo.

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGNmN4MlIteHVtT1k3ZmluWU9nLThKTFZ5cnBN/view?usp=sharing