quinta-feira, 28 de maio de 2015

Capacitação e-SUS AB

Começou nesta terça-feira (26/05), uma capacitação com profissionais de 35 municípios pernambucanos que ainda não implantaram o novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), que faz parte da estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, participarão de uma oficina para implantação da ferramenta. O trabalho será realizado na sala de tecnologia do UNA-SUS, localizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), das 8h às 17h.  
“Vai ser um momento de tirar dúvidas e trocar experiências. Vamos apresentar o sistema e trabalhar com esses profissionais em relação às dificuldades que eles estão tendo para a implantação da ferramenta”, comentou a superintendente de Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Carvalho.
Promovido em parceria com o Ministério da Saúde, o DataSUS, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e a Rede Nutes, a oficina segue até o dia 29 de maio. O Sisab vai substituir o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), utilizado atualmente. A partir desse ano, o uso do e-SUS AB nas unidades de saúde se torna obrigatório. Todos os municípios precisam contar com a ferramenta implantada até o dia 20 de julho. 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Portaria Nº 109 - Mais Médicos

Divulga a lista dos nomes e respectivos registros únicos de médicos intercambistas participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Você pode acessar a portaria através do link abaixo ou no DOU de 22/05/15, página 99.

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGelpVenJuV0hNX2hQM3ZpS09PWEx2UzhfR213/view?usp=sharing

Portaria Nº 590 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Atenção Domiciliar - Programa Melhor em Casa, devido à ausência de alimentação de dados no Sistema de Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS), por período superior a 60 (sessenta) dias.


Você pode acessar a portaria na íntegra através do link abaixo ou no DOU de 22/05/15, página 73.


https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGSnd1U0lWeWVWbV9XT1kxaGd4dVA1OUpMSmRj/view?usp=sharing

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Portaria Nº 586 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal nos Municípios com ausência de alimentação do SIAB ou do SISAB.

Você pode acessar a portaria na íntegra clicando no link abaixo o no DOU de 20/05/15, página 88.


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Portaria Nº 572 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES.

Para acessar a portaria na íntegra, clique no link abaixo ou o DOU de 18/05/15, página 32.

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGV2hfUHVZVnRyem1zWE9tOTdTUVZfbmFHREpr/view?usp=sharing

Informe MS - Curso EAD


cid:image001.jpg@01D08E68.F4485B30



Já estão abertas as inscrições para o curso sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O curso é ofertado na modalidade de ensino à distância e voltado para profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), mas a inscrição é aberta a todos e todas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de setembro de 2015: http://www.unasus.uerj.br/?p=2043

Inscreva-se e divulgue essa iniciativa!

A Política Nacional de Saúde LGBT apresenta esforços das três esferas de governo e da sociedade civil organizada na promoção da saúde, na atenção e no cuidado em saúde, priorizando a redução das desigualdades por orientação sexual e identidade de gênero, assim como o combate à homofobia, lesbofobia e transfobia, e a discriminação nas instituições e serviços do SUS.

Essa Política tem sua marca no reconhecimento de que a discriminação por orientação sexual e por identidade de gênero incide na determinação social da saúde, no processo de sofrimento e adoecimento decorrente do preconceito e do estigma social a que está exposta a população LGBT. A Política reafirma o compromisso do SUS com a universalidade, a integralidade e com a efetiva participação da comunidade, além de contribuir para a promoção da equidade em saúde.

Informe MS - e-SUS







Manual auxilia municípios com sistema próprio de prontuário eletrônico na implantação da Estratégia e-SUS AB

19/05/2015

Os municípios que já dispõem de sistema próprio de prontuário eletrônico na Atenção Básica também poderão transmitir dados para a base de dados nacional, o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Para viabilizar a “conversa” entre os prontuários, é necessário desenvolver uma API (Application Programming Interface) em seu prontuário eletrônico, utilizando o framework Apache Thrifty.
Com o intuito de auxiliar os usuários que desconhecem este tipo de aplicação/framework a iniciar o processo de interface, o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde disponibilizou em seu portal o Manual de Exportação – API Thrift. Acesse:http://dab.saude.gov.br/portaldab/esus/manual_exportacao_1.3/index.php
A publicação indica os caminhos para acessar a documentação oficial do framework desenvolvido pela Apache que possibilita a comunicação entre diferentes sistemas, bem como oferece detalhes da programação relacionada às características do e-SUS AB. O manual traz ainda o dicionário de dados, que consiste numa lista de informações que deverão ser incluídas no envio de dados para a base nacional, quase todas constantes no Registro de Atendimento Simplificado (RAS).
Os técnicos dos municípios que encontrarem dificuldades no desenvolvimento de seus projetos poderão registrar suas dificuldades pela central de atendimento do Ministério da Saúde, pelo número 136. De acordo com os gestores da ferramenta em nível nacional, no mês de abril, pelo menos 50 municípios brasileiros que contam com sistema próprio já enviaram informações da produção de março por meio do e-SUS AB.
O manual do Thrift bem como os softwares necessários à implantação da estratégia estão disponíveis no endereçohttp://dab.saude.gov.br/portaldab/esus.php.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Portaria Nº 101 - Mais Médicos


PORTARIA Nº 101, DE 12 DE MAIO DE 2015

Divulga o resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios de vagas remanescentes, pelos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior, inscritos para o Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos termos do Edital/SGTES/MS nº 02, de 15 de janeiro de 2015.

O SECRETARIO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere, o art. 8º, inciso IV, da Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013, resolve:

Art. 1º O resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios das vagas remanescentes realizados pelos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior, com inscrição validada no Projeto Mais Médicos para o Brasil, , nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, encontra-se disponível no endereço eletrônico, http:// maismedicos.saude.gov.br.

Art. 2º Os médicos indicados na lista de que trata o art. 1º deverão acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas, no prazo indicado no cronograma, para validação da vaga, confirmar a sua participação no Módulo de Acolhimento e Avaliação e preenchimento de formulário de solicitação de passagens, nos termos dos subitens 8.3.1 e 8.3.3 do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015.

Art. 3º Conforme disposto no subitem 8.3.4 do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, o médico que não confirmar o interesse na vaga através do procedimento indicado no art. 2º será excluído da seleção e sua vaga poderá ser disponibilizada para os médicos que concorram à fase seguinte.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



HÊIDER AURÉLIO PINTO

Notícias - Web aula Doença Falciforme



quarta-feira, 13 de maio de 2015

Notícias - Cartilha do ACS

Precisamos focar no combate à dengue!!

O ACS tem importante papel nessa luta. 
Gestor, divulgue junto aos ACS de seu município a Cartilha "O Agente Comunitário de Saúde no Controle da Dengue" do Ministério da Saúde.



A Cartilha está disponível na página da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde conforme link abaixo: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/agente_comunitario_saude_dengue.pdf


terça-feira, 12 de maio de 2015

Informe MS - Sulfato Ferroso






Abertas as inscrições para recebimento de sulfato ferroso

09/05/2015

A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde está com inscrições abertas para os gestores dos municípios que quiserem receber sulfato ferroso gotas (25mg/ml). O objetivo da iniciativa é apoiar a continuidade do Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF).

A distribuição de sulfato ferroso será feita em caráter excepcional, considerando as metas acordadas na Ação Brasil Carinhoso, por meio de uma parceria da CCGAN com o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/SCTIE/MS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

As inscrições vão até o dia 31/05/2015 e somente os municípios que tiverem interesse no recebimento dos suplementos devem preencher o formulário, que está disponível em: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=20612
A disponibilidade é de 2 milhões de frascos de sulfato ferroso. Assim, a preferência no atendimento será dada aos municípios que preencherem o formulário primeiro.

Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos com a equipe de programas estratégicos da CGAN pelos telefones (61) 3315-9011/-9024/-9033.

Notícias - Sensibilização sobre Dengue

As Secretarias Executivas de Atenção Básica e Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde estão realizando em conjunto uma sensibilização sobre dengue com os ACS.
Nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2015 foram contemplados os municípios de Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Jaboatão, Olinda, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba. Em breve serão sensibilizados os ACS de Fernando de Noronha e Recife.

Sensibilização sobre Dengue - Igarassu

Confira outras fotos na galeria.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Portaria Nº 93 - Mais Médicos

PORTARIA Nº 93, DE 4 DE MAIO DE 2015

Divulga o resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios, pelos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior, inscritos para o Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos termos do Edital/SGTES/MS nº 02, de 15 de janeiro de 2015.
O SECRETARIO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere, o art. 8º, inciso IV, da Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013, resolve:
Art. 1º O resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios pelos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior, com inscrição validada no Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, encontra-se disponível no endereço eletrônico, http://maismedicos.saude.gov.br.
Art. 2º Os médicos indicados na lista de que trata o art. 1º deverão acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas, no prazo indicado no cronograma, para validação da vaga, confirmar a sua participação no Módulo de Acolhimento e Avaliação e preenchimento de formulário de solicitação de passagens, nos termos dos subitens 8.3.1 e 8.3.3 do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015.
Art. 3º Conforme disposto no subitem 8.3.4 do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, o médico que não confirmar o interesse na vaga através do procedimento indicado no art. 2º será excluído da seleção e sua vaga poderá ser disponibilizada para os médicos que concorram à fase seguinte.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


FELIPE PROENÇO DE OLIVEIRA

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Profissionais e gestores da saúde poderão tirar dúvidas sobre o e-SUS AB pelo serviço de teleassistência da RedeNUTES



A Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a RedeNUTES, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PE), vai dar início a partir do dia 07 de maio uma série de sessões tira-dúvidas sobre o e-SUS AB. O objetivo é oferecer a profissionais e gestores da saúde esclarecimentos e orientações quanto à implantação e utilização do novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), em Pernambuco.

O Sisab faz parte da estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. O Sisab vai substituir o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), utilizado atualmente. A partir desse ano, o uso do e-SUS AB nas unidades de saúde se torna obrigatório. 

A ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos sistemas de informação em saúde do Ministério, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. O novo sistema implanta o prontuário eletrônico, que reunirá todo o histórico de atendimento dos pacientes, facilitando o acesso dos profissionais de saúde a esses dados, além de oferecer soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos e agendamento de consultas, entre outros. 

Os esclarecimentos sobre o funcionamento do novo sistema será feito por meio da teleassistência da RedeNUTES. As sessões 'tira-dúvidas' irão acontecer toda quinta-feira das 10h30 às 12h, quando especialistas ficarão de plantão para conversar em tempo real com os interessados, através de uma sala de bate papo virtual. Para participar, basta estar cadastrado na RedeNUTES e acessar o serviço no site www.redenutes.ufpe.br nos dias e horários agendados.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Informe MS - EAD - Inscrições abertas






Abertas inscrições para 3ª turma do Curso de EAD do PBF na Saúde

30/04/2015

Abrem na segunda-feira, 4 de maio, as inscrições para a terceira turma do curso de Educação a Distância (EAD) sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), em parceria com o DATASUS.A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias do PBF.

As inscrições ficam abertas até o dia 6 de maio, ou até completar o número máximo de 500 participantes. Quem não conseguir uma vaga, pode ainda tentar se inscrever para as próximas edições da formação, que serão oferecidas entre os dias 25 e 29 de maio; e entre 15 e 19 de junho. No total, serão oferecidas cinco turma durante o primeiro semestre.

Os interessados no curso podem se cadastrar no endereço http://universus.datasus.gov.br. O cadastro deverá ser preenchido momentos antes da inscrição, ou seja, na semana em que a turma será ofertada, caso contrário, o ambiente não permite que o cadastro seja concluído.

No primeiro acesso ao curso, os alunos podem aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, trocar experiências com os colegas da turma e visitar a biblioteca.

Para este ano, o módulo 4 do curso foi atualizado, em virtude da inclusão de novas funcionalidades no Sistema de Gestão do PBF na Saúde para a 1ª vigência de 2015, tais como: atualização do gerenciador “alterar bairros”, permitindo alterar o nome dos bairros conforme lista oficial dos Correios ou pela digitação da grafia correta do bairro; inclusão de ocorrência individual para os beneficiários acompanhados; e formulário eletrônico para cadastro dos responsáveis pelo acompanhamento das condicionalidades de saúde nos estados e municípios.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br