terça-feira, 31 de março de 2015

Informe MS - PMAQ





Microdados do 1º ciclo do PMAQ estão disponíveis para consulta e análises

26/03/2015

 A Coordenação Geral de Avaliação e Acompanhamento do DAB divulgou, na quarta-feira (25), os microdados da avaliação externa do 1º ciclo do PMAQ. Na oportunidade foi realizado, também, o censo das Unidades de Saúde.

Apresentados de forma desagregada, os microdados subsidiam estudantes, pesquisadores e gestores em pesquisas e análises das informações coletadas.

Na terceira fase do PMAQ, de avaliação externa, o Ministério da Saúde contou com o apoio de Instituições de Ensino e Pesquisa que visitaram as Equipes de Atenção Básica e aplicaram os instrumentos avaliativos organizados em três módulos: Observação na Unidade Básica de Saúde; Entrevista com o profissional sobre processo de trabalho da equipe de atenção básica e verificação de documentos na Unidade Básica de Saúde; e Entrevista com o usuário na Unidade Básica de Saúde sobre satisfação e condições de acesso e utilização de serviços de saúde.

O banco de dados está disponível para todos os interessados, acesse aqui.

Informe MS - e-SUS

Segue o informe aos gestores a respeito da Portaria Interministerial nº 2.395 de 05 de novembro de 2014, estabelece o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e o e-SUS Mais Médicos para fins de registro das atividades vinculadas à integração ensino-serviço desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelos médicos participantes dos Programas de Provisão do Ministério da Saúde e vincula o pagamento da bolsa-formação ao preenchimento.

Os médicos participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – PROVAB estão incluídos nessa normativa e devem iniciar o envio na competência MARÇO de 2015,enviando dados até o dia 22 de abril.

Neste informe estão as orientações gerais, os prazos de envio e disponibilização das informações para gestores e para profissionais no Sistema de Gerenciamento de Projetos - SGP, através do SGP será possível que gestores e profissionaisapresentem contestações e  justificativas para os dados enviados.

Acesse o Informativo através do link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGZlktZnY2M1VkWWp5X01iUGZzTWN1TkdXWV9r/view?usp=sharing

segunda-feira, 30 de março de 2015

Portaria Nº 47 - Mais Médicos

PORTARIA Nº 47, DE 20 DE MARÇO DE 2015

Divulga o resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios, na terceira chamada, pelos médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil, inscritos para os Programas de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde, nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015.

A SECRETÁRIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SUBSTITUTA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 55, do Anexo I do Decreto nº 8.065, de 7 de agosto de 2013, e considerando os termos da Portaria Interministerial nº 2.087/MS/MEC, de 1º de setembro de 2011, no âmbito do Programa de valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e da Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, resolve:

Art. 1º O resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios, na terceira chamada, pelos médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil, inscritos para os Programas de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde, nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, encontra-se disponível no http://maismedicos.saude.gov.br.

Art. 2º Nos termos do subitem "8.2.1" do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, o médico selecionado nos termos do artigo primeiro dessa Portaria deverão comparecer ao município nas datas previstas no cronograma publicado no endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br e apresentar-se ao gestor municipal portando o Termo de Adesão e Compromisso em duas vias e os documentos exigíveis nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015.

Art. 3º Os médicos poderão comparecer aos municípios para validação da vaga pessoalmente, ou através de procurador munido de instrumento particular de procuração com firma reconhecida e documento de documento oficial de identificação do procurador, portando dos demais documentos de que trata essa Portaria.

Art. 4º Conforme subitem "8.2.4" do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, o médico selecionado que não se apresentar no Distrito Federal ou Município para fins de validação da vaga no prazo será excluído da seleção e sua vaga será disponibilizada para à chamada seguinte.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.



ALÉXIA LUCIANA FERREIRA

terça-feira, 24 de março de 2015

Novo Fluxograma para ampliação da Atenção Primária





Para melhor visualização, clique na imagem!

Notícias - Leptospirose


A Coordenação de Prevenção e Controle de Zoonoses divulga Informes Epidemiológicos sobre a Leptospirose

Para acessá-los clique nos links abaixo:

Informe Epidemiológico SE 08
https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGc2c4TWtoLU5WWWpuTWRRaFdnVG9lSW5mRGk0/view?usp=sharing

Informe Epidemiológico SE 09
https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGWUxLdnBfekJ5OE56Vi1QdmJZRFV4VVpQZmZn/view?usp=sharing

Informe MS






DAB realiza o V Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica

19/03/2015


O Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) realiza, entre os dias 25 e 27 de março, a quinta edição do Fórum Nacional de Gestão da Atenção Básica. Tendo como tema Atenção Básica mais acessível, cuidadora e resolutiva, o evento reunirá convidados da gestão da Atenção Básica dos estados e capitais, departamentos do Ministério da Saúde, Conass, Conasems e universidades parceiras.
O Fórum terá início no dia 25/03, no Grand Bittar Hotel - Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5, Bloco A, Asa Sul, Brasília - às 10 horas, com um bate-papo pré-fórum que ofertará orientações sobre aquisição de equipamentos e a estratégia Requalifica UBS. No período da tarde, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, fará a abertura apresentando a conferência “O SUS, as redes e a Atenção Básica hoje”. A programação segue até o dia 27, com mesas redondas e grupos de trabalho que abordam movimentos possíveis a partir dos resultados do PMAQ, passos e estratégias para a implantação do e-SUS AB, além da temática central do evento, abrindo diálogo e escuta qualificada sobre os temas em debate. Uma carta que aponte diretrizes para a Atenção Básica e subsidie a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é um dos produtos esperados ao final do Fórum. 

Informe MS







Caderneta da gestante já está disponível para uso e sugestões

18/03/2015

A Caderneta da Gestante é um instrumento fundamental para o registro das informações de acompanhamento da gestação e deve ser parte essencial do processo de trabalho dos profissionais de saúde, sendo utilizada em todas as consultas do pré-natal.
As informações inseridas na caderneta podem apoiar o profissional no diálogo com a gestante e nas ações de educação em saúde, e ajudam a gestante a esclarecer dúvidas, se preparar para o parto e a amamentação, conhecer seus direitos, os sinais de alerta, entre outros.
Com o objetivo de avaliar e qualificar as informações presentes na Caderneta da Gestante, bem como auxiliar no processo de trabalho dos profissionais de saúde, o Ministério da Saúde solicita aos profissionais, usuários e gestores do SUS que registrem suas dúvidas, sugestões e impressões relacionadas à nova Caderneta da Gestante em um formulário próprio. Para colaborar, acesse o formulário aqui
Sua participação é essencial para qualificar a atenção e o cuidado pré-natal e garantir que as gestantes tenham acesso a informações adequadas para vivenciarem uma gravidez e um parto saudáveis.
A nova Caderneta da Gestante está disponível em pdf.

Para visualizar a Ficha Perinatal, acesse aqui.

Consulte também a Nota Técnica informativa sobre distribuição da Caderneta da Gestante.

Confira a relação de distribuição da caderneta da gestante por estado.



Notícias - Saúde da População Negra



quinta-feira, 19 de março de 2015

Notícias - Curso EAD

O Ministério da Saúde divulga a segunda rodada do  Curso de Educação à Distância (EAD) “Atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiros íntimos”.
Este curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, via Coordenação Nacional de Saúde dos Homens/CNSH/DAET/SAS/MS, em parceria com a Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres/DAPES/SAS/MS e execução do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina e da UNASUS.
O curso é destinado a profissionais da Atenção Básica - modelo tradicional, Estratégia de Saúde da Família/ESF e Núcleo de Apoio a Saúde da Família/NASF - e profissionais de saúde que prestam atenção às pessoas privadas de liberdade.
Seu principal objetivo é que estes profissionais possam reconhecer eventuais situações de violência vivenciadas nas parcerias íntimas, realizando a identificação, o acolhimento e os encaminhamentos adequados no âmbito do SUS.
Ressaltamos que as inscrições para esta segunda turma estão abertas e, até o presente momento, 3000 mil profissionais já passaram por este percurso formativo tão necessário aos que trabalham  nos territórios com o tema da violência.
Acesse o link http://violenciaesaude.ufsc.br/ para conhecer o conteúdo programático, se informar sobre o processo de inscrição e saber detalhes sobre a certificação.

Portaria estadual Nº 72 - PEFAP - 7ª Avaliação

Apresenta o índice de desempenho de cada município do estado de Pernambuco, referente ao segundo semestre de 2014, listados no anexo I desta portaria, assim como o montante de recursos a ser repassado por município.

Acesse a portaria na íntegra através do link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGd2VqTUFKQjAtQ2FSaUk2MmI4d3VHS1ctUE53/view?usp=sharing

Portaria Nº 44 - Mais Médicos

PORTARIA Nº 44, 16 DE MARÇO DE 2015 

Dispõe sobre a realocação dos médicos desligados do PROVAB 2014 que aderiram ao Projeto Mais Médicos para o Brasil segundo o Edital nº 02/SGTES/MS, de 15 de janeiro de 2015. 

O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 55, do Anexo I do Decreto nº 8.065, de 7 de agosto de 2013, e considerando o disposto nos subitens "7.1.5" "7.1.5.1" Edital nº 02/SGTES/MS, de 15 de janeiro de 2015 e a revogação da Portaria nº 34, de 12 de março de 2015/SGTES/MS, resolve: 

Art. 1º Fica revogada a alocação dos médicos que foram desligados do PROVAB/2014 nos termos do art. 1º e Anexo I, da Portaria nº 23/SGTES/MS, de 27 de fevereiro de 2015 e Portaria nº 33/SGTES/MS, de 12 de março de 2015 e que aderiram ao Projeto Mais Médicos para o Brasil nos termos do Edital nº 02/SGTES/MS, de 15 de janeiro de 2015, por não gozarem do direito de precedência. 

Art. 2º Os médicos de que trata o art. 1º terão a sua participação no Projeto Mais Médicos para o Brasil regido pelo Edital nº 02/SGTES/MS, de 15 de janeiro de 2015 validada sob as seguintes condições: 
I - manifestação de interesse para a realocação em outro município perante a Coordenação do Projeto Mais Médicos para o Brasil, através de acesso ao Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), no período de 17/03/2015 a 18/03/2015 para realização da escolha de municípios; 
e II - realocação em município, sem observância da precedência de que trata o item 7.1.5.1 do Edital nº 02/SGTES/MS, aplicando-se os demais critérios deste Edital quanto à classificação.

§ 1º O médico que não se manifeste nos termos e prazo previstos no inciso I será tido como excluídos do Projeto Mais Médicos para o Brasil. 

§ 2º O disposto neste artigo aplica-se ainda que o médico tenha iniciado as atividades no Projeto Mais Médicos para o Brasil. 

Art. 3º A lista dos médicos de que trata o art. 1º será disponibilizada no site no http://maismedicos.saude.gov.br, na data de publicação desta portaria no Diário Oficial da União. 

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

FELIPE PROENÇO DE OLIVEIRA

Portaria Nº 34 - Mais Médicos

PORTARIA No- 34, DE 12 DE MARÇO DE 2015 

Divulga a relação dos médicos participantes do PROVAB 2014 excluídos do processo de adesão ao Projeto Mais Médicos para o Brasil nos termos do item 15.1 do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015. 
O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 55, do Anexo I do Decreto nº 8.065, de 7 de agosto de 2013, com base nos subitens "3.7" e "7.1.5.1" e "15.1" do Edital nº 02/SGTES/MS, de 15 de janeiro de 2015, e considerando os termos da Portaria Interministerial nº 2.087/MS/MEC, de 1º de setembro de 2011, no âmbito do Programa de valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e da Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, resolve: 

Art. 1º Ficam excluídos do Programa Mais Médicos para o Brasil os médicos que aderiram ao projeto nos termos do Edital nº 02/SGTES/MS, de 15 de janeiro de 2015 e que foram desligados do PROVAB.2014 nos termos do art. 1º e Anexo I, da Portaria nº 23/SGTES/MS, de 27 de fevereiro de 2015 e Portaria nº 33/SGTES/MS, de 12 de março de 2015 . 

Art. 2º A lista dos médicos de que trata o art. 1º será disponibilizada no site no http://maismedicos.saude.gov. br, na data de publicação desta portaria no Diário Oficial da União. 

Art. 3º A Coordenação do Projeto Mais Médicos para o Brasil deverá adotar as medidas necessárias para que os médicos indicados no art. 1º não validem, e os gestores não procedam à homologação das vagas em que alocados, e, ainda, que não iniciem as atividades. 

Art. 4º Ainda que tenham efetivado a validação das vagas nos termos do Edital nº 02/2015/SGTES/MS, os médicos de que trata o art. 1º não participarão do Projeto Mais Médicos para o Brasil. 

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

FELIPE PROENÇO DE OLIVEIRA

Portaria Nº 33 - PROVAB

Altera os Anexos I e II da Portaria no 25, de 26 de fevereiro de 2015 e divulga nova lista de profissionais desligados do PROVAB. 2014.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 13/03/2015, página 35.

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGREsweFB0WnBRaG15Z0RFZTBYeVhmNWhVNDIw/view?usp=sharing

quarta-feira, 11 de março de 2015

Notícias - Curso Hanseníase





A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) iniciou o curso Hanseníase na Atenção Básica. A partir do dia 10 de fevereiro, os profissionais já matriculados no curso poderão ter acesso livre aos conteúdos educacionais. Novas inscrições poderão ser feitas até 30 de março, pelo site: http://unasus.gov.br/hanseniase.

O curso, produzido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS, é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). Ao total, mais de 2.843 profissionais se inscreveram.

O curso corrobora com a campanha publicitária lançada pelo Ministério da Saúde em 21 de janeiro.  “O Brasil pode eliminar a hanseníase, mesmo que seja uma doença negligenciada. Temos estratégias para isso”, disse o ministro Arthur Chioro, durante coletiva de imprensa de lançamento da campanha.

Chioro afirmou ainda que a doença pode e deve ser identificada na Atenção Básica e que a educação continuada dos trabalhadores da saúde é fundamental para o sucesso no diagnóstico. “É preciso que o profissional pense que [os sintomas do paciente] pode ser hanseníase (…) Para isso, é preciso estar alerta”, declarou.

Nesse sentido, o curso Hanseníase na Atenção Básica tem como tem como objetivo preparar esses profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Para tanto, o conteúdo apresentado ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. No sentido de tornar a aprendizagem mais dinâmica e envolvente, são utilizados diversos recursos educacionais para promover o aprendizado.

Além dos casos clínicos e dos quizzes - bastante utilizados nos cursos oferecidos pela UNA-SUS -, o curso conta com vídeo-aulas com explicações de especialistas no tema. Também foram produzidas dramatizações, que servem como vídeos de apoio às explicações das vídeo-aulas. Dessa forma, os conteúdos de diferentes recursos se interagem, reforçando os conhecimentos do aluno.  Além disso, são utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.

“É importante ressaltar que a hanseníase pode ser controlada na Atenção Básica. Nesse sentido, o curso propõe soluções e ações factíveis para o cuidado nesse nível de atenção, com os recursos disponíveis”, afirma a designer educacional da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Bárbara Menezes.

O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os três aspectos do controle da doença.

SERVIÇO:

Curso Hanseníase na Atenção Básica

Inscrições:  O período para inscrições está aberto até 30 de março de 2015. Para se matricular, clique aqui.

Público-alvo: profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica em todo território nacional.

Carga horária: 45 horas.

Vagas: Serão disponibilizadas 5 mil vagas para profissionais de todo Brasil.

terça-feira, 10 de março de 2015

Notícias - Orientações do PNI

Divulgamos através do link abaixo o Parecer Nº 03/2015-CGPNI/DEVIT/SVS/MS o qual traz Orientações para a vacinação de crianças com alergia ao leite de vaca que não foram vacinadas na campanha de seguimento contra o sarampo.

https://drive.google.com/file/d/0B9CcVWVHFApGb0RfdFhFTUlBSjA3blltYmw2Y1dLbFNXU2dJ/view?usp=sharing

quinta-feira, 5 de março de 2015

Informe MS - Publicação "Alimentos Regionais Brasileiros"








Nova edição de Alimentos Regionais Brasileiros promove resgate da cultura alimentar do país

04/03/2015

O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (4), nova edição da publicação “Alimentos Regionais Brasileiros”, que favorece o resgate, a valorização e o fortalecimento da cultura alimentar brasileira.
A apresentação do livro aconteceu durante café da manhã ecossocial que antecedeu a plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O evento contou com a presença da presidenta do Consea, Maria Emília, e do agrônomo e pesquisador da Embrapa Hortaliças Nuno Madeira, co-autor do trabalho.
De acordo com a lider do Conselho, o patrimônio culinário expresso nas receitas tradicionais faz parte da memória afetiva e herança cultural brasileira, "mas muitos alimentos nutritivos e saborosos que faziam parte das refeições familiares foram, aos poucos, sendo esquecidos ou desvalorizados". Seria a publicação, portanto, "um material importante para despertar o interesse para a vasta quantidade de alimentos regionais", completou.
Concorda o pesquisador Nuno Madeira: “O livro vem ao encontro de novas demandas da sociedade, ao encontro de uma alimentação mais saudável, novas oportunidades de mercado e valorização das tradições culinárias e de paladar particular”.
A equipe do pesquisador e parceiros da extensão rural são alguns dos responsáveis pelo resgate do cultivo e do consumo de hortaliças tradicionais como araruta, caruru, taioba, mangarito e ora-pro-nóbis, entre outras.
Promovendo o conhecimento das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais e ervas existentes no país, a publicação contribuirá para divulgar a variedade de alimentos em todas as regiões, e orientar seu uso em preparações culinárias.
Reconhecimento de alimentos no cotidiano das práticas alimentares

A nova edição de “Alimentos Regionais Brasileiros” acaba por representar importante iniciativa de melhoria do padrão alimentar e nutricional, pois contribui para a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional da população brasileira. Constitui, ainda, um instrumento de educação alimentar e nutricional que pode ser utilizado por profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros, buscando a valorização dos alimentos existentes no país.

Para conhecer o conteúdo, clique aqui.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Informe MS - Requalifica UBS




Nos últimos 4 anos, Saúde destinou R$ 5 bilhões para reforma e ampliação de 26 mil UBS
02/03/2015

O Ministério da Saúde já destinou R$ 5 bilhões para a reforma e construção de 26 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 5 mil municípios brasileiros. A ação faz parte do Programa Requalifica UBS que tem como objetivo melhorar as unidades de saúde existentes, além de possibilitar a construção de novas unidades para ampliar o atendimento à população pelo SUS. Criada em 2011, a iniciativa permite que sejam firmadas parcerias com os municípios para que os gestores locais possam estruturar seus postos de saúde e oferecer melhor atendimento à população. Atualmente, 22,7 mil obras estão em andamento ou já foram concluídas. A previsão é que outras 14 mil unidades entrem em obras nos próximos anos.
No Brasil, 40,6 mil UBS estão em funcionamento, sendo responsáveis pelo atendimento da população que reside na área de abrangência da Unidade. O setor é responsável pela resolução de até 80% dos problemas de saúde e tem recebido prioridade nos investimentos do governo federal. Uma prova disso é o investimento atual na atenção básica, que dobrou nos últimos quatros anos, alcançando R$ 20 bilhões em 2014. A gestão das UBS é responsabilidade das Prefeituras, com apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde.
O governo federal, em parceria com os Municípios, também tem investido na ampliação dos profissionais que prestam atendimento nos postos de saúde. Atualmente, há 39.064 equipes de Saúde da Família, crescimento de 135% quando comparado a 2002, quando foram registradas 16.698 equipes. Também houve crescimento expressivo no número de agentes comunitários de saúde (ACS), atualmente em 265.272, um aumento de 49% se comparado a 2002, quando foram registrados 175.463 agentes.
A população coberta pelas equipes de Saúde da Família também teve um crescimento importante de 120%, passando de 54,9 milhões de pessoas em 2002 para 120,5 milhões em 2015. Também houve crescimento de 40,5% na cobertura feita pelos agentes comunitários de saúde, que saltou de 90,6 milhões de pessoas em 2002 para 128,5 milhões.
INICIATIVAS – O Ministério da Saúde desenvolve uma série de outras ações para apoiar o aperfeiçoamento e ampliação da atenção básica. Um exemplo é o PMAQ AB (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), que, desde 2011, já avaliou e qualificou mais de 29 mil equipes profissionais de saúde em mais de 5 mil municípios.
Outra ação é o programa Mais Médicos, lançado em 2013, que ampliou a assistência na atenção básica ao fixar médicos nas regiões com carência de profissionais. Até o final do ano passado, 14.462 médicos foram enviados para 3.785 municípios, beneficiando 50 milhões de brasileiros. Além de suprir a demanda dos municípios, a iniciativa está associada a investimento na infraestrutura, citada acima, e formação profissional.
Com essas iniciativas, o Ministério da Saúde cumpre o seu papel de ser parceiro dos municípios em todas as frentes, oferecendo as condições necessárias para que a estrutura, o atendimento e a qualificação melhorem continuamente por meio de projetos de abrangência nacional, fortalecendo os mecanismos de controle e a transparência do SUS.
TRANSPARÊNCIA – O governo federal também investe na transparência para reforçar o monitoramento e controle social das construções, reformas e ampliações de UBS. Com a criação do SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras), o Ministério da Saúde passou a disponibilizar as orientações mínimas necessárias à elaboração do projeto básico de arquitetura, visando a qualidade e padronização das obras. Essas orientações estão baseadas em normativas já vigentes de órgãos como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O Sistema possibilita comparativos do planejado e do executado de cada obra, assim como suas fases e etapas, podendo o gestor comparar o cronograma pré-definido da obra com o andamento real. Todo o histórico da obra, juntamente com as imagens fotográficas, pode ser visualizado pelo sistema. Também permite que o gestor seja sinalizado por meio de alertas quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso, melhorando a qualidade da informação.
FINANCIAMENTO - O incentivo federal para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) leva em conta o porte da unidade, variando entre a UBS Porte I, no valor de R$ 408 mil, e o porte IV, de R$ 773 mil. Para receber o recurso, o município ou o Distrito Federal deverá cadastrar sua proposta junto ao Ministério da Saúde. Já no financiamento das obras de ampliação e reforma, o município encaminha uma proposta que deve estar limitada a um teto previsto em portaria. No caso dos projetos de ampliação, os valores a serem destinados pelo Ministério da Saúde podem variar entre R$ 50 mil a R$ 250 mil. E para os projetos de reforma, o incentivo federal alterna a depender da metragem da unidade, sendo entre R$ 30 mil e R$ 350 mil.
Os repasses financeiros do Ministério da Saúde para Atenção Básica tem uma parte fixa per capita – Piso de Atenção Básica Fixo- PAB Fixo, e uma parte variável – PAB Variável que depende da adesão dos Municípios aos programas federais como, por exemplo, o programa Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Saúde Bucal, entre outros. Além disso, são utilizados critérios epidemiológicos, considerando as características de doenças transmissíveis ou crônicas existentes em cada região. Todas as transferências são feitas diretamente pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) para os fundos municipais e estaduais de saúde, a quem competem gerenciar a verba.
Agência Saúde





Informe MS - NutriSUS x PSE






Estratégia NutriSUS é lançada oficialmente pelo Ministério da Saúde

02/03/2015

                                   

O Ministério da Saúde (MS), em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social (MDS), lançou oficialmente a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes – NutriSUS, que já vem sendo implantada em diversos municípios brasileiros.
A apresentação nacional aconteceu nesta segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, e contou com a presença do ministro de Estado da Saúde, Arthur Chioro, do diretor do Departamento de Atenção Básica do MS, Eduardo Alves Melo, e da coordenadora-geral substituta de Alimentação e Nutrição do MS, Gisele Ane Bortolini.
A iniciativa consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó aos alimentos que a criança, com idade entre 6 e 48 meses, irá consumir em uma de suas refeições diárias oferecidas nas creches vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).
Considerando as evidências e o impacto positivo da fortificação com múltiplos micronutrientes na redução da anemia e outras carências nutricionais específicas, a ação tem o objetivo de potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle de tais deficiências na infância.

Adesão
A adesão deverá ser realizada no processo de adesão anual do PSE, pelo gestor municipal, por meio do Portal do Gestor, disponível no link:http://dabsistemas.saude.gov.br/sistemas/sgdab
Conheça ainda a matéria completa sobre a Estratégia no Portal da Saúde e a página da NutriSUS em nosso site, que contem todos os materiais de apoio sobre a estratégia, em especial, as seguintes versões preliminares:
FAQ (em breve)

Portaria Nº 18 - Mais Médicos

PORTARIA Nº 18, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 

Divulga o resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios, na segunda chamada, pelos médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil, inscritos para os Programas de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde, nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015. 

O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - SUBSTITUTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 55, do Anexo I do Decreto nº 8.065, de 7 de agosto de 2013, e considerando os termos da Portaria Interministerial nº 2.087/MS/MEC, de 1º de setembro de 2011, no âmbito do Programa de valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e da Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013, no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil, resolve: 

Art. 1º O resultado do processamento eletrônico da seleção de municípios, na segunda chamada, pelos médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil, inscritos para os Programas de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde, nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, encontra-se disponível no http://maismedicos.saude.gov.br. 

Art. 2º Nos termos do subitem "8.2.1" do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, o médico selecionado nos termos do artigo primeiro dessa Portaria deverão comparecer ao município nas datas previstas no cronograma publicado no endereço eletrônico http://maismedicos.saude.gov.br e apresentar-se ao gestor municipal portando o Termo de Adesão e Compromisso em duas vias e os documentos exigíveis nos termos do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015. 

Art. 3º Os médicos poderão comparecer aos municípios para validação da vaga pessoalmente, ou através de procurador munido de instrumento particular de procuração com firma reconhecida e documento de documento oficial de identificação do procurador, portando dos demais documentos de que trata essa Portaria.

Art. 4º Conforme subitem "8.2.4" do Edital/SGTES nº 02, de 15 de janeiro de 2015, o médico selecionado que não se apresentar no Distrito Federal ou Município para fins de validação da vaga no prazo será excluído da seleção e sua vaga será disponibilizada para os médicos que concorram à chamada seguinte. 

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

FELIPE PROENÇO DE OLIVEIRA

Portaria Nº 165 - CBO ACE

PORTARIA Nº 165, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 

Cria código provisório de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de Agentes de Combate às Endemias (ACE). 

A Secretária de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições, 

Considerando a Portaria nº 511/SAS/MS, de 29 de dezembro de 2000, que institui o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES); 

Considerando a Lei nº 12.994, de 17 de junho de 2014, que altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, instituindo o piso salarial profissional nacional, e, diretrizes para a carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias; 

Considerando a necessidade de adequar a Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações utilizada no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) com a Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 2002, publicada por meio da Portaria nº 397, de 9 de outubro de 2002, do Ministério do Trabalho e Emprego; 

e Considerando a necessidade de identificar nos sistemas de informação em saúde do SUS, os CBO da área de saúde ainda não contemplados na Tabela de CBO 2002, resolve: 

Art. 1º Fica incluída, na Tabela de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) utilizada no SCNES, a CBO 5151-F1 – AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS. 

Parágrafo único. O código de CBO descrito no caput será utilizado provisoriamente, até a inclusão do código definitivo na CBO 2002 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Art. 2º Caberá à Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), por meio da Coordenação Geral dos Sistemas de Informação do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (CGSI/DRAC), adotar as providências necessárias junto ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SGEP), para o cumprimento do disposto nesta Portaria. 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LUMENA ALMEIDA CASTRO FURTADO

segunda-feira, 2 de março de 2015

Informe MS - Lançamento de Protocolos







Protocolos lançados hoje fortalecem a capacidade clínica e de comunicação das UBS

26/02/2015


Gestores e trabalhadores do SUS ganham hoje mais uma publicação especial, que apresenta estratégias para o aumento da resolutividade, da capacidade de coordenação do cuidado e da legitimidade social da Atenção Básica.

Trata-se do primeiro volume da publicação “Protocolos de encaminhamentos da atenção básica para a atenção especializada”, voltados à Endocrinologia e Nefrologia, lançada na manhã desta quinta-feira (26), pelo diretor do Departamento de Atenção Básica, Eduardo Alves Melo.

O lançamento aconteceu durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), na Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e teve foco no destaque que a publicação dá a alguns aspectos presentes no processo de referenciamento de usuários para outros serviços especializados, que são abordados sob a forma de protocolos de encaminhamento.

Tais protocolos deverão ser articulados a processos que aumentem a capacidade clínica das equipes e que fortaleçam práticas de microrregulação nas unidades básicas de saúde (UBS). Mais do que isso, que propiciem a comunicação entre UBS, centrais de regulação e serviços especializados, como a pactuação de fluxos e protocolos, apoio matricial presencial e/ou a distância.

São, portanto, ferramentas de gestão e de cuidado, e tanto orientam as decisões dos profissionais solicitantes quanto se constituem em referência que modula a avaliação das solicitações pelos médicos reguladores.

Acesse o PDF e conheça o conteúdo da publicação.