segunda-feira, 15 de julho de 2013

Semana Mundial da Amamentação

A Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente estará promovendo a abertura oficial da SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO no próximo dia 01 / 08 / 2012 das 8 às 13 horas, no Auditório da SES-PE.
A Semana Mundial é considerada uma das principais ações para a promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. Este ano, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) lançou o tema “Aconselhamento em Amamentação: perto das mães”, destacando o aconselhamento realizado por semelhantes.
Dentro deste tema, a campanha elaborada este ano pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) traz como slogan “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”. Os profissionais de saúde podem incentivar a formação de “Grupos de Mães” e identificar pessoas na comunidade que sejam capacitadas no apoio às mães. Para complementar a ideia do tema, a campanha do MS trará ainda a frase: “Conte com um profissional de saúde. O SUS está pronto para escutar você, saber como se sente e ajudar a tornar a amamentação um momento ainda mais especial”.

Em Pernambuco, a abertura oficial trará um balanço sobre as ações desenvolvidas nesse tema em nosso estado no período 2012-2013, mostrando as experiências de diversas Unidades de Saúde e municípios, assim como o trabalho relacionado ao Aleitamento Materno desenvolvido pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana. Outro ponto importante da Abertura da SMAM 2013 será a assinatura da Portaria que cria o “Comitê Estadual de Aleitamento Materno de Pernambuco”, pelo Secretário Estadual de Saúde, com a presença de diversas instituições e setores da sociedade civil.