quarta-feira, 24 de julho de 2013

Informe DAB / MS - Medicamento para Tabagismo


Municípios receberão medicamentos para tratamento do tabagismo

22/07/2013

A falta de preenchimento do formulário não prejudicará a entrega dos medicamentos. Nesses casos, serão consideradas as informações disponibilizadas no momento da adesão ao PNCT

Em 2013, a adesão ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) para as equipes de atenção básica ocorreu por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) mediante a adesão/contratualização das equipes de atenção básica pela figura do gestor municipal. Ao todo, 4.371 municípios realizaram a adesão, representando 24.515 equipes contratualizadas para ofertar o PNCT em seus municípios.
Durante o período de adesão, o Ministério da saúde disponibilizou um questionário – que deveria ser preenchido pelos gestores – com o objetivo de subsidiar a compra de medicamentos para o tratamento do tabagismo e a oferta de capacitação para os profissionais de nível superior.
Entretanto, a falta de preenchimento do formulário não acarretará em prejuízos ao fornecimento de medicamentos. Para os municípios que não preencheram o formulário até o dia 30 de junho o Ministério da Saúde estimará a quantidade de medicamentos com base nas informações disponibilizadas no momento da adesão ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo via PMAQ.
Portanto, mesmo os municípios que não responderam ao questionário irão receber os medicamentos para o cuidado da pessoa tabagista, de acordo com o número de equipes contratualizadas, não sendo necessário envio das respostas do questionário via e-mail.
Mais informações
Coordenação Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas
DARAS/SAS/Ministério da Saúde
rede.cronicas@saude.gov.br