quinta-feira, 11 de julho de 2013

Humanização no SUS - Concurso Cultural

Ministério da Saúde  busca experiências de humanização do SUS
Concurso cultural busca as iniciativas do SUS que dá certo em todo o país
 
Estão abertas até o dia 19 de julho as inscrições para o Concurso Cultural “Somos Parte do SUS que dá certo”, que busca mapear e valorizar experiências de humanização da atenção e gestão no SUS e divulgar o SUS que dá certo  a partir da mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do SUS.
Para se inscrever, basta enviar um vídeo de até cinco minutos que mostre algum serviço ou iniciativa da saúde pública que traga resultados positivos e de acordo com as diretrizes da humanização do SUS. Não é necessária filmagem profissional, serão aceitos vídeos captados por câmera fotográfica ou celular, desde que apresentem ações que envolvam as diretrizes  da Política Nacional de Humanização desenvolvidas em unidades básicas de saúde, policlínicas, hospitais, serviços especializados, setores relacionados diretamente à gestão no SUS, iniciativas de usuários e movimentos sociais, entre outros. As inscrições são realizadas online, na Rede HumanizaSUS ( www.redehumanizasus.net ).
 
Uma comissão julgadora selecionará 10 experiências de humanização mais adequadas a diferentes critérios, como criatividade e seu potencial para melhorar o acesso e qualidade no SUS, entre outros. As dez experiências selecionadas no Concurso Cultural serão documentadas em vídeo institucional da Política Nacional de Humanização, que neste ano completa 10 anos de atuação no SUS. Dentre os 10 selecionados pela Comissão Julgadora, haverá ainda a premiação com Menção Honrosa para o vídeo mais votado pelos internautas na Rede HumanizaSUS. O autor principal das 10 experiências selecionadas vai participar do 3º Seminário Nacional de Humanização, previsto para o segundo semestre de 2013 em Brasília - DF, com passagem, hospedagem e alimentação custeadas pela PNH.
 
Na Rede HumanizaSUS,  é possível assistir aos vídeos inscritos e ler o extrato do edital assinado pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha e publicado no Diário Oficial da União em 04 de junho.  O Concurso Cultural Somos Parte do SUS que Dá Certo é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização.
 
 
Sobre a Política Nacional de Humanização
 
A Política Nacional de Humanização completa, em 2013,  10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribuam para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional[1], o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e  Region ais , além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.
Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde por meio de  diferentes dispositivos para se melhorar o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.
Serviço: 
Concurso cultural “Somos Parte do SUS que dá certo”
Inscrições de vídeos até 19 de julho pelo site www.redehumanizasus.net
 
Mais informações:
Política Nacional de Humanização