quarta-feira, 15 de maio de 2013

Notícias DAB/MS - Sífilis



Teste Rápido de Sífilis

03/05/2013

O Ministério da Saúde disponibilizou  em 03/05 um formulário para mapear os municípios brasileiros que necessitam de mais kits para a realização do teste rápido de sífilis. A iniciativa pretende ampliar a realização desses testes no âmbito da atenção básica, uma vez que, atualmente, todo o país já recebe o material.
O preenchimento do formulário é simples e leva pouco tempo para ser realizado. Nele, o município deve informar, entre outras questões, as áreas envolvidas no processo de implantação do teste rápido de sífilis na atenção básica; qual a estimativa de consumo mensal médio dos testes rápidos de sífilis pelo município; se o município tem profissionais capacitados para realização de TR Sífilis na Atenção Básica; se existe interesse do município em participar de novas capacitações promovidas pelo Ministério da Saúde ou Secretaria Estadual de Saúde; a quantidade de UBS que executarão o TR Sífilis no município.
prazo final para o preenchimento e envio do formulário é até o dia 10 de junho.
Clique aqui para acessar o formulário Cadastro – intenção do Município em receber novos lotes dos Testes Rápidos de Sífilis.

O que é o Teste Rápido de Sífilis e qual sua utilidade?
É um exame para a triagem de sífilis cujo resultado fica disponível em 15 minutos e é realizado com apenas um furo no dedo do paciente. Ele detecta precocemente a Sífilis possibilitando o diagnóstico e tratamento em tempo oportuno.
Onde o teste pode estar disponível? 
O teste deve estar disponível prioritariamente na Atenção básica nas Unidades Básica de Saúde, maternidades, serviços de urgência, centros de testagem e hospitais.
Qual a contra-partida do munícipio?
Disponibilizar tratamento para os casos detectados e garantir que enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde estejam preparados para realizar a testagem.