segunda-feira, 2 de abril de 2012

SES quer diminuir mortalidade por dengue

 Mais de mil médicos e enfermeiros participarão das aulas sobre manejo clínico


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta terça-feira (03/04), um “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, organizando dois seminários, por meio da estratégia de telessaúde e de educação à distância, sobre Diagnóstico e Tratamento no Manejo Clínico do Paciente com Suspeita de Dengue. O objetivo é evitar a mortalidade nos casos da dengue grave (com complicação ou hemorrágica), a partir do atendimento correto ao paciente.
Ao todo, mais de mil médicos e enfermeiros da rede básica de saúde, de todo o Estado participarão da conferência, transmitida para 11 municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres). Além disso, profissionais já capacitados em 2011 poderão participar, via webconferência, da iniciativa, como forma de atualizar os ensinamentos.
A aula será dada no Recife, no Porto Digital, pelos médicos Vicente Vaz, Regina Coeli e Ana Liria. Tudo será transmitido para o interior do Estado. Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Tabira, Floresta, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina estarão com salas de videoconferências aptas a exibir os seminários.
Vale salientar que foi dada atenção aos 114 municípios prioritários para o combate da dengue: 67 que verão o seminário pela primeira vez e os 47 que foram capacitados em 2011.
Os seminários são organizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI/PE), Núcleos de Telessaúde da IMIP e UPE, Núcleo de Educação à Distância da UPE, secretarias municipais de Saúde e a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES), responsável pela webconferência, que será transmitida pelo http://www.redenutes.ufpe.br/.