sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial

Coordenação de Hipertensão e Diabetes/SES/PE

Hipertensão Arterial é um problema crônico bastante comum com alta prevalência e que aumenta nas faixas etárias mais elevadas, é responsável por complicações cardiovasculares, encefálicas, coronarianas, renais e vasculares periféricas.
Com a proximidade do dia 26 de abril, dia definido pela LEI Nº 10.439, DE 30 DE ABRIL DE 2002 como Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, é importante incentivarmos o desenvolvimento de ações de saúde direcionadas a este agravo e seus fatores de risco, visando, sobretudo sua prevenção, diagnóstico e tratamento, junto aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, NASF, Escolas e outras entidades afins.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010 (VIGITEL 2010). No Brasil, junto com a Diabetes constituem a primeira causa de hospitalizações no sistema público de saúde.

Cuidados simples no dia a dia como alimentação saudável, atividade física, visita regular ao médico podem mudar este quadro levando a população a um envelhecimento  com mais saúde.