sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uma homenagem a Bárbara Starfield.


Barbara Starfield (Brooklyn, Nova Iorque, 18 de Dezembro de 1932 - Menlo Park, Califórnia, 10 de Junho de 2011) foi pediatra e Mestre em Saúde Pública. Impulsionadora dos Cuidados de Saúde Primários a nível internacional. Dedicou praticamente toda a sua vida acadêmica e profissional à Universidade Johns Hopkins.
É considerada uma das investigadoras mais importantes na área dos Cuidados de Saúde Primários, sendo uma referência internacional, quer devido à sua doutrina académica, quer devido às suas numerosas publicações; os seus livros foram traduzidos em diversas línguas. Foi membro de numerosas sociedades científicas e consultora de um grande número de instituições oficiais na área da saúde em vários países. Foi membro do comité editorial e revisora de artigos para numerosas revistas médicas de grande impacto internacional.
Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde (International Society for Equity in Health), uma organização vocacionada para a difusão do conhecimento científico sobre os determinantes da desigualdade na saúde e sobre as maneiras de os eliminar. O seu trabalho concentra-se a nível da qualidade do atendimento, avaliação de saúde, avaliação da atenção básica e da equidade na saúde.
A notícia da morte repentina da professora Barbara Starfield, aparentemente devido a um problema coronário quando nadava em sua casa na Califórnia na sexta-feira 10 de junho de 2011, trouxe choque para os militantes da Atenção Primária. Sua morte é uma perda irreparável para aqueles que inseridos na comunidade global e se preocupam com os cuidados de saúde e eqüidade.

Ela abriu os olhos dos médicos de família para as habilidades importantes que os mesmos tem, as responsabilidades pesadas que levam, e as possibilidades latentes que representam. Ela viu os médicos de família como a melhor esperança para a saúde. Bárbara tinha um entusiasmo surpreendente para a vida, viajando constantemente ao redor do mundo para partilhar ideias, cultivar jovens profissionais, e empurrar os líderes a fazer melhor. Um dia típico para ela poderia incluir uma reunião com um ministro da Saúde, um tutorial com os alunos, um discurso para milhares, a conclusão de mais um manuscrito de outra, e uma idéia para uma nova ferramenta para continuar a provar o valor da atenção básica.

Ela será lembrada por sua paixão pela justiça social, a inteligência incisiva, e uma energia incrível. Grandes pessoas têm uma vitalidade extraordinária, o que faz parecer imortal e embala-nos a pensar que teremos para sempre. A melhor homenagem que podemos oferecer Barbara é continuar a trabalhar em direção a sua visão de um mundo em que todos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade centrado em um relacionamento de confiança com um médico de família compass ivo, competente e abrangente. Perdemos um intelecto gigante, uma colega generosa, e uma boa amiga.

Fonte: Dados retirados de Nota técnica enviada pelo Presidente da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA), Dr. Richard Roberts.

Tenha acesso à sua bibliografia clicando aqui.