sexta-feira, 17 de junho de 2011

AMQ - Avaliação para Melhoria da Qualidade

Desde a criação da Estratégia Saúde da Família investiu-se em sua expansão visando à ampliação do acesso e universalização da Atenção Básica e conseqüente mudança no modelo de atenção. Nos últimos anos, a partir da necessidade de consolidar a atenção prestada, o Ministério da Saúde desenvolveu uma proposta de Avaliação para Melhoria da Qualidade (AMQ) com metodologia acessível de gestão da qualidade em saúde, desenvolvida especificamente para este modelo de atenção. Trata-se de uma metodologia de gestão interna ou autogestão dos processos de melhoria contínua da qualidade desenvolvida especificamente para a estratégia Saúde da Família.
Os eixos centrais da proposta são o estabelecimento dos parâmetros de qualidade para a estratégia, a avaliação como instrumento de gestão e tomada de decisão e o compromisso com a qualidade na atenção à saúde. Neste sentido foram elaborados cinco instrumentos de autoavaliação, baseados em padrões de qualidade e dirigidos a atores específicos (gestor municipal da saúde, coordenação da SF, unidade SF, equipe SF, profissionais de nível superior da SF).
Esses instrumentos possibilitam a identificação dos estágios de implantação, desenvolvimento e qualidade da estratégia em seus diferentes pontos, desde a gestão até as práticas de saúde das equipes junto à população. A partir desse conhecimento os gestores, coordenadores e profissionais poderão elaborar planos de intervenção e propor ações para melhoria da qualidade.

Para solicitar Oficinas ou esclarecer dúvidas quanto a AMQ envie e-mail para amq.pe@hotmail.com

Acesse os cadernos nos links abaixo:
- Documento técnico
- Instrumento I
- Instrumento II
- Instrumento III
- Instrumento IV
- Instrumento V

Clique aqui e vá para a página oficial do AMQ.